Série: 1º A e B
Disciplina: Projeto de Vida
LINKS PARA ASSISTIR VIDEOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO:
Atividade
Vocês deverão selecionar fotografias que marcaram momentos importantes na sua vida para
posteriormente fazerem uma produção sobre as experiências vividas de cada
momento escolhido ,valera visto após retornarmos as aulas.
Os videos acima são bem interessantes, pois um relata a origem da fotografia e o outro apresenta a música "Fotografia" de Leoni. Não deixem de assistir.
Podem escolher ate cinco fotografias.
Série: 2º B
Disciplina: Redação
Atividade 1
LINKS PARA ASSISTIR VIDEOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO:
LINKS PARA ASSISTIR VIDEOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO:
Vocês deverão responder no caderno para posteriormente fazermos a correção individual de cada
produção, valerá visto após retornarmos às aulas.
PRODUÇÃO TEXTUAL SOBRE O USO ATUAL DE TECNOLOGIA
Nos dias de hoje, sabemos que a tecnologia em geral ─ WhatsApp,
Youtube, Facebook e diversas redes sociais ─ faz parte da vida de milhares de
pessoas em todo o mundo. Alguns dizem que a internet é positiva, porque ela
aproxima as pessoas; outros a consideram negativa, porque afasta de forma
presencial.
- A partir dessa reflexão, você escreverá um texto mostrando os dois lados. No primeiro parágrafo, você demonstrará os seus aspectos negativos e, no segundo parágrafo, mostrará os aspectos positivos. Crie um título.
- Apesar dos avanços tecnológicos, alguns aspectos negativos do seu uso são importantes de serem destacados.
- Por outro lado, devemos considerar alguns aspectos positivos do uso da tecnologia.
Atividade 2
LINK PARA ASSISTIR VIDEOS RELACIONADOS A PRODUÇÃO
.
1) Leia a charge a
seguir:
http://www.chargeonline.com.br/index.htm
A partir da charge responda as questões a seguir:
a) Considerando o tema da charge, produza um pequeno parágrafo
argumentativo expressando sua opinião a respeito.
b) A charge é considerada um texto? Justifique
2) Leia
o trecho a seguir.
“No Brasil, a situação econômica é cada vez mais problemática. Por ser
muito problemática, a economia do Brasil atravessa vários problemas como: o
aumento dos juros, o congelamento dos salários e o desemprego de muitos
brasileiros. A crise econômica acarreta muitos problemas aos brasileiros.”
A partir da leitura do trecho, julgue os itens a seguir verdadeiros ou
falsos.
( ) O trecho encontra-se
confuso devido a repetição desnecessária de alguns termos.
( ) A repetição não pode ser
vista como um defeito, visto que tem a função de reforçar o que está sendo
afirmado.
( ) O trecho lido poderia ser
reestruturado da seguinte maneira: “A situação econômica brasileira é problemática: aumento de juros, congelamento
dos salários e desemprego.”
( ) O principal defeito do
texto lido é a redundância, visto que há repetição de vários termos de forma
desnecessária.
( ) Além da redundância, o
trecho lido traz também o desrespeito às normas gramaticais, o que pode ser
percebido através dos vários vocábulos grafados de forma incorreta.
3) Leia
o trecho a seguir:
“Nas últimas décadas, a inovação tecnológica tem provocado mudanças
substanciais na vida da sociedade. Entre essas mudanças não poderíamos deixar
de incluir a internet. A rede mundial de computadores provocou e tem provocado
uma verdadeira revolução em setores diversos da sociedade. Responsável por
facilitar a vida de muitas pessoas, a internet também tem sido responsável por
disseminar uma nova modalidade de crime, o que tem sido chamado de
criminalidade virtual”
Tendo como base o trecho acima, redija um texto dissertativo atentando
para os aspectos de clareza, coesão e coerência. (Mínimo de 20 linhas)
Série: 2º B
Disciplina: Formação Cidadã
LINKS PARA ASSISTIR
VIDEOS RELACIONADOS A ATIVIDADE:
TOCANDO
EM FRENTE
(Almir Sater / Renato Teixeira)
(Almir Sater / Renato Teixeira)
Ando devagar porque já tive pressa
E levo esse sorriso porque já chorei demais
Hoje me sinto mais forte, mais feliz,
Quem sabe eu só levo a certeza
De que muito pouco eu sei
Ou nada sei
Conhecer as manhas e as manhãs
O sabor das massas e das maçãs
É preciso amor para poder pulsar
É preciso paz para poder sorrir
É preciso chuva para florir
Penso que cumprir a vida seja simplesmente
Compreender a marcha e ir tocando em frente
Como um velho boiadeiro levando a boiada
Eu vou tocando os dias pela longa estrada, eu sou
Estrada eu vou
Todo mundo ama um dia
Todo mundo chora um dia
A gente chega e no outro vai embora
Cada um de nós compõe a sua história
E cada ser em si
Carrega o dom de ser capaz
E ser feliz
E levo esse sorriso porque já chorei demais
Hoje me sinto mais forte, mais feliz,
Quem sabe eu só levo a certeza
De que muito pouco eu sei
Ou nada sei
Conhecer as manhas e as manhãs
O sabor das massas e das maçãs
É preciso amor para poder pulsar
É preciso paz para poder sorrir
É preciso chuva para florir
Penso que cumprir a vida seja simplesmente
Compreender a marcha e ir tocando em frente
Como um velho boiadeiro levando a boiada
Eu vou tocando os dias pela longa estrada, eu sou
Estrada eu vou
Todo mundo ama um dia
Todo mundo chora um dia
A gente chega e no outro vai embora
Cada um de nós compõe a sua história
E cada ser em si
Carrega o dom de ser capaz
E ser feliz
Após
ler atentamente o texto, responda às questões:
1.
Assinale mais de uma alternativa que esteja de acordo com o texto:
a. ( ) Para o poeta, a vida deve ser levada,
tocada como uma boiada, pois não conseguimos entender a imprevisibilidade de
ambas.
b. ( ) Só é possível ser feliz nesta jornada,
depois de um toque de Deus, o velho boiadeiro, que nos impulsiona pela longa
estrada da vida.
c. ( ) Só através do choro individual e de
outros é que descobrimos o valor de um sorriso.
d. ( ) Manhãs, maçãs e chuva fazem parte da
nossa história, já que não somos donos do nosso destino.
e. ( ) Segundo o poeta, para se viver, é
necessário entender o andamento da jornada e continuar vivendo.
2.
Marque as afirmativas com V para verdadeiro e F para falso, de acordo com o
texto:
a. ( ) Viver é uma aprendizagem, fruto da
observação atenta das alegrias e dos sofrimentos pelos quais passamos.
b. ( ) Ser feliz é o destino de todos os
seres humanos, independendo das chegadas e das partidas.
c. ( ) A consciência do significado da vida e
o dom da capacidade de construirmos a nossa história nos deixa mais fortes,
mais felizes.
d. ( ) O poeta tem hoje um sorriso de
serenidade porque nunca levou a vida com ligeireza.
e. ( ) Para podermos saborear a vida,
precisamos vivenciar a paz e o amor, entre outros fatores que nos mostram que é
possível compormos a nossa história com serenidade.
Assinale a única alternativa correta:
3. Há várias comparações no texto que nos
leva a concluir que o poeta fala:
a. ( ) da boiada
b. ( ) do
boiadeiro
c. ( ) do sabor
das frutas
d. ( ) dos dias
vividos
e. ( ) do dom da
felicidade de cada um de nós
4. Nos versos 5 e 6, o poeta demonstra que
se considera um homem:
a. ( ) orgulhoso
b. ( ) sem cultura
c. ( ) experiente
d. ( ) humilde
e. ( ) sem rumo
definido.
Responda com suas
palavras:
5. Como era a vida do poeta no passado?
Comprove sua resposta com versos da poesia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário