sábado, 28 de março de 2020

Professora Teresa - Atividades de Redação, Projeto de Vida e Formação Cidadã

Série: 1º A e B

Disciplina: Projeto de Vida



LINKS PARA ASSISTIR VIDEOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO:

Atividade

Vocês deverão selecionar fotografias que marcaram  momentos importantes na sua vida para posteriormente  fazerem  uma  produção sobre as experiências vividas de cada momento escolhido ,valera visto após retornarmos as aulas.

Os videos acima são bem interessantes, pois um relata a origem da fotografia e o outro apresenta a música "Fotografia" de Leoni.  Não deixem de assistir.


Podem escolher ate cinco fotografias.


Série: 2º B

Disciplina: Redação

Atividade 1

LINKS PARA ASSISTIR VIDEOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO:

Vocês deverão responder no caderno para posteriormente  fazermos a correção individual de cada produção, valerá  visto após retornarmos às aulas.

PRODUÇÃO TEXTUAL SOBRE O USO ATUAL DE TECNOLOGIA

Nos dias de hoje, sabemos que a tecnologia em geral ─ WhatsApp, Youtube, Facebook e diversas redes sociais ─ faz parte da vida de milhares de pessoas em todo o mundo. Alguns dizem que a internet é positiva, porque ela aproxima as pessoas; outros a consideram negativa, porque afasta de forma presencial.
  1. A partir dessa reflexão, você escreverá um texto mostrando os dois lados. No primeiro parágrafo, você demonstrará os seus aspectos negativos e, no segundo parágrafo, mostrará os aspectos positivos. Crie um título.  
  2. Apesar dos avanços tecnológicos, alguns aspectos negativos do seu uso são importantes de serem destacados.
  3. Por outro lado, devemos considerar alguns aspectos positivos do uso da tecnologia. 

Atividade 2

LINK PARA ASSISTIR VIDEOS RELACIONADOS A PRODUÇÃO


. 1) Leia a charge a seguir:
                                                                                         http://www.chargeonline.com.br/index.htm

A partir da charge responda as questões a seguir:
a) Considerando o tema da charge, produza um pequeno parágrafo argumentativo expressando sua opinião a respeito.
b) A charge é considerada um texto? Justifique

2) Leia o trecho a seguir.        
“No Brasil, a situação econômica é cada vez mais problemática. Por ser muito problemática, a economia do Brasil atravessa vários problemas como: o aumento dos juros, o congelamento dos salários e o desemprego de muitos brasileiros. A crise econômica acarreta muitos problemas aos brasileiros.”

A partir da leitura do trecho, julgue os itens a seguir verdadeiros ou falsos.
(   ) O trecho encontra-se confuso devido a repetição desnecessária de alguns termos.
(   ) A repetição não pode ser vista como um defeito, visto que tem a função de reforçar o que está sendo afirmado.
(   ) O trecho lido poderia ser reestruturado da seguinte maneira: “A situação econômica brasileira é  problemática: aumento de juros, congelamento dos salários e desemprego.”
(   ) O principal defeito do texto lido é a redundância, visto que há repetição de vários termos de forma desnecessária.
(   ) Além da redundância, o trecho lido traz também o desrespeito às normas gramaticais, o que pode ser percebido através dos vários vocábulos grafados de forma incorreta.       
   
3) Leia o trecho a seguir:

“Nas últimas décadas, a inovação tecnológica tem provocado mudanças substanciais na vida da sociedade. Entre essas mudanças não poderíamos deixar de incluir a internet. A rede mundial de computadores provocou e tem provocado uma verdadeira revolução em setores diversos da sociedade. Responsável por facilitar a vida de muitas pessoas, a internet também tem sido responsável por disseminar uma nova modalidade de crime, o que tem sido chamado de criminalidade virtual”

Tendo como base o trecho acima, redija um texto dissertativo atentando para os aspectos de clareza, coesão e coerência. (Mínimo de 20 linhas)

Série: 2º B


Disciplina: Formação Cidadã

LINKS PARA ASSISTIR VIDEOS RELACIONADOS A ATIVIDADE:


TOCANDO EM FRENTE
(Almir Sater / Renato Teixeira)

Ando devagar porque já tive pressa
E levo esse sorriso porque já chorei demais
Hoje me sinto mais forte, mais feliz,
Quem sabe eu só levo a certeza
De que muito pouco eu sei
Ou nada sei
Conhecer as manhas e as manhãs
O sabor das massas e das maçãs
É preciso amor para poder pulsar
É preciso paz para poder sorrir
É preciso chuva para florir
Penso que cumprir a vida seja simplesmente
Compreender a marcha e ir tocando em frente
Como um velho boiadeiro levando a boiada
Eu vou tocando os dias pela longa estrada, eu sou
Estrada eu vou
Todo mundo ama um dia
Todo mundo chora um dia
A gente chega e no outro vai embora
Cada um de nós compõe a sua história
E cada ser em si
Carrega o dom de ser capaz
E ser feliz

Após ler atentamente o texto, responda às questões:

1. Assinale mais de uma alternativa que esteja de acordo com o texto:
a. ( ) Para o poeta, a vida deve ser levada, tocada como uma boiada, pois não conseguimos entender a imprevisibilidade de ambas.

b. ( ) Só é possível ser feliz nesta jornada, depois de um toque de Deus, o velho boiadeiro, que nos impulsiona pela longa estrada da vida.
c. ( ) Só através do choro individual e de outros é que descobrimos o valor de um sorriso.
d. ( ) Manhãs, maçãs e chuva fazem parte da nossa história, já que não somos donos do nosso destino.
e. ( ) Segundo o poeta, para se viver, é necessário entender o andamento da jornada e continuar vivendo.

2. Marque as afirmativas com V para verdadeiro e F para falso, de acordo com o texto:
a. ( ) Viver é uma aprendizagem, fruto da observação atenta das alegrias e dos sofrimentos pelos quais passamos.
b. ( ) Ser feliz é o destino de todos os seres humanos, independendo das chegadas e das partidas.
c. ( ) A consciência do significado da vida e o dom da capacidade de construirmos a nossa história nos deixa mais fortes, mais felizes.
d. ( ) O poeta tem hoje um sorriso de serenidade porque nunca levou a vida com ligeireza.
e. ( ) Para podermos saborear a vida, precisamos vivenciar a paz e o amor, entre outros fatores que nos mostram que é possível compormos a nossa história com serenidade.
Assinale a única alternativa correta:

3. Há várias comparações no texto que nos leva a concluir que o poeta fala:
a. ( ) da boiada
b. ( ) do boiadeiro
c. ( ) do sabor das frutas
d. ( ) dos dias vividos
e. ( ) do dom da felicidade de cada um de nós

4. Nos versos 5 e 6, o poeta demonstra que se considera um homem:
a. ( ) orgulhoso
b. ( ) sem cultura
c. ( ) experiente
d. ( ) humilde
e. ( ) sem rumo definido.

Responda com suas palavras:

5. Como era a vida do poeta no passado? Comprove sua resposta com versos da poesia.

Nenhum comentário: