domingo, 29 de março de 2020

Professor Renato - Atividades de Física e Matemática

Série: 1º A e B

Disciplina: Física

Conteúdos

Ø    Sistema Internacional de medidas (S.I) – Páginas (15 e 16)
Ø    Notação cientifica e ordem de grandeza –  Páginas (17 e 18)
Ø    Espaço, Velocidade e Tempo – Página 35


Atividade

1. Ao cobrar uma falta em um jogo de futebol, um jogador imprime à bola uma velocidade de 43,2 km/h. Sabendo que a bola gasta 3 s até atingir as redes, determine a distância percorrida.

a)  36 m                      b)  48 m                c)  52 m               d) 75 m                 e)  28 m


2. Qual é a velocidade escalar média, em km/h, de uma pessoa que percorre a pé, 1200 m em 20 min?

a)  4,8                         b)  3,6                     c)  2,7                d)  2,1                     e)  1,2


3.  (Cesgranrio) Uma pessoa, correndo, percorre 4,0 km com velocidade escalar média de 12 km/h. O tempo do percurso é de:

a)   3,0 min                 b)  8,0 min              c)   20 min          d)   30 min             e)   33 min


4. (Unitau) Um carro mantém uma velocidade escalar constante de 72,0 km/h. Em uma hora e dez minutos ele percorre, em quilômetros, a distância de:

a)   79,2                      b)   80,0                   c)   82,4               d)   84,0                 e)   90,0


5. (UEL) Um pequeno animal desloca-se com velocidade média igual a 0,5 m/s. A velocidade desse animal em km/dia é:

a)  13,8                      b)  48,3                    c)   43,2               d)   4,30                 e)   1,80


6.  (FGV) Numa corrida de fórmula 1 a volta mais rápida foi feita em 1 min e 20 s a uma velocidade média de 180 km/h. Pode-se afirmar que o comprimento da pista, em metros, é de?

a)  180                       b)   4000                  c)   1800               d)   14400              e)   2160


7.  (UFPA) Maria saiu de Mosqueiro às 6 horas e 30 minutos, de um ponto da estrada onde o marco quilométrico indicava km 60. Ela chegou a Belém às 7 horas e 15 minutos, onde o marco quilométrico da estrada indicava km 0. A velocidade média, em quilômetros por hora, do carro de Maria, em sua viagem de Mosqueiro até Belém, foi de:

a)   45                          b)   55                      c)   60                   d)  80                    e)  120


8. (UFPE) O gráfico representa a posição de uma partícula em função do tempo. Qual a velocidade média da partícula, em metros por segundo, entre os instantes t 2,0 min e t 6,0 min?



a) 1,5                           b)  2,5                      c)  3,5                    d)  4,5                      e)   5,5



Série: 2º A, B e C

Disciplina: Física

Conteúdos

Ø    Calor, Energia térmica e Temperatura – Páginas (12 e 13);
Ø    Tipos de termômetros / Escalas termométricas / relação entre as escalas – Páginas (18 a 20);
Ø    Princípios fundamentais de calorimetria – Páginas (21 a 29);
Ø    Lista de Exercícios. 

Atividade

1.  Em nosso cotidiano, utilizamos as palavras “calor” e “temperatura” de forma diferente de como elas são usadas no meio científico. Na linguagem corrente, calor é identificado como “algo quente” e temperatura mede a “quantidade de calor de um corpo”. Esses significados, no entanto, não conseguem explicar diversas situações que podem ser verificadas na prática.
Do ponto de vista científico, que situação prática mostra a limitação dos conceitos corriqueiros de calor e temperatura?
a)  A temperatura da água pode ficar constante durante o tempo que estiver fervendo.
b)  Uma mãe coloca a mão na água da banheira do bebê para verificar a temperatura da água.
c)   A chama de um fogão pode ser usada para aumentar a temperatura da água em uma panela.
d) A água quente que está em uma caneca é passada para outra caneca a fim de diminuir sua temperatura;
e)   Um forno pode fornecer calor para uma vasilha de água em seu interior com menor temperatura do que a dele.

2.   Em um experimento foram utilizadas duas garrafas PET, uma pintada de branco e a outra de preto, acopladas cada uma a um termômetro. No ponto médio da distância entre as garrafas, foi mantida acesa, durante alguns minutos, uma lâmpada incandescente. Em seguida a lâmpada foi desligada. Durante o experimento, foram monitoradas as temperaturas das garrafas: a) enquanto a lâmpada permaneceu acesa e b) após a lâmpada ser desligada e atingirem equilíbrio térmico com o ambiente.


A taxa de variação da temperatura da garrafa preta, em comparação à da branca, durante todo experimento, foi
a)  igual no aquecimento e igual no resfriamento.
b)  maior no aquecimento e igual no resfriamento.
c)   menor no aquecimento e igual no resfriamento.
d)   maior no aquecimento e menor no resfriamento.
e)   maior no aquecimento e maior no resfriamento.

3. Qual a quantidade de calor necessária para elevar a temperatura de 500 g de chumbo (c = 0,030 cal/g°C) de 20 °C até 60 °C.

4. Um bloco de 2000 g é submetido a um resfriamento, passando de 50 °C para 0 °C. Nesse processo, são retiradas 40 kcal do bloco. Calcule o calor específico do material que constitui o bloco.

5. Um corpo de massa 800 g é aquecido através de uma fonte, cuja potência constante é de 300 cal/min. Sabendo que a variação de temperatura ocorre segundo o gráfico a seguir, determine o calor específico da substância que constitui o corpo.


6.   Para aquecer 1 kg de uma substância de 10 °C a 60 °C, foram necessárias 400 cal. Determine:
a) o calor específico do material
b) a capacidade térmica da substância.

7. O gráfico representa a variação de temperatura de um corpo sólido, em função do tempo, ao ser aquecido por uma fonte que libera energia a uma potência constante de 150 cal/min. Sabendo que a massa do corpo é de 100 g, calcule o seu calor específico.


8.  (Mack-SP) Um bloco de cobre de calor específico 0,094 cal/g°C e massa 1,20 kg é colocado num forno até atingir o equilíbrio térmico. Nesta situação o bloco recebe 12.972 cal. Calcule, em graus Fahrenheit, a variação de temperatura sofrida pelo bloco. 

9. (Fuvest-SP) a) Quantas calorias são necessárias para se aquecer 200 litros de água, de 15°C a 70°C? b) Qual a potência média necessária para realizar essa operação em 3 horas? 

Série: 3º A, B, C e D


Disciplina: Física


Conteúdos

Ø    Modelo atômico (estrutura da matéria) – Páginas (12 a 18);
Ø    Processos de Eletrização – Páginas (19 a 24);
Ø    Força elétrica – Páginas (28 a 32);
Ø    Lista de Exercícios.

Atividade

1.  A superfície de uma esfera isolante é carregada com carga elétrica positiva, concentrada em um dos seus hemisférios. Uma esfera condutora descarregada é, então, aproximada da esfera isolante. Assinale, entre as alternativas abaixo, o esquema que melhor representa a distribuição final de cargas nas duas esferas.



2.   Nas figuras abaixo, representando situações independentes entre si, as pequenas esferas metálicas, pendentes de fios leves e flexíveis, podem ou não estar carregadas. Considerando-se, portanto, a possibilidade de haver indução:


Todas as afirmações abaixo estão absolutamente corretas, exceto uma. Assinale-a.

a)  A situação I só ocorre quando ambas as esferas estão carregadas com cargas do mesmo sinal.
b)  A situação II só ocorre quando ambas as esferas estão carregadas com cargas de mesmo sinal.
c)  A situação III só ocorre quando ambas as esferas estão descarregadas.
d)  Em qualquer das esferas que esteja carregada, sua carga estará sobre sua superfície

3.   (Unifesp) Duas partículas de cargas elétricas Q1 = 4,0.10-16 C e Q2 = 6,0.10-16 C estão separadas no vácuo por uma distância de 3,0.10-9 m. Sendo K = 9.109 N.m2/ C2, a intensidade da força de interação entre elas, em Newtons, é de:

a) 1,2.10-5                    b) 1,8.10-4                c)  2,0.10-4               d)  2,4.10-4                e)   3,0.10-3

4.   (FUVEST) Duas partículas eletricamente carregadas com +8,0.10-6 C cada uma, são colocadas no vácuo a uma distância de 30 cm, onde K = 9.109 N.m2/ C2. A força de interação entre essas cargas é:

a) de repulsão e igual a 6,4N.
b) de repulsão e igual a 1,6N.
c)  de atração e igual a 6,4N
d)  de atração e igual a 1,6N
e)  impossível de ser determinada.


5. Duas partículas de cargas de mesmo sinal, cujos valores são q1 = 5,0 μC e q2 = 7,0 μC, estão separadas no vácuo por uma distância d = 4,0 m. Qual o módulo das forças de interação elétrica entre essas partículas?

a) 19,7x10-3 N            b)  24,7x10-3 N             c)  35,7x10-3 N            d) 14,8x10-3 N      e)   64,8x10-3 N


Série: 1º A e B


Disciplina: Matemática


Conteúdos

Ø    Adição, Multiplicação, Divisão e Subtração;
Ø    Com os naturais, inteiros e racionais;
Ø    Lógica;
Ø    Porcentagem;
Ø    Juros simples;
Ø    Lista de exercícios .


 Atividade

1. André vai abrir uma microempresa. Para isso, fez um empréstimo de R$ 60 000,00 com um amigo. Durante a negociação, foi decidido que ele vai pagar esse total após 8 meses com juros simples de 2% ao mês. O valor a ser pago ao final desse período será:
 a)  R$ 50 400,00    
 b)   R$ 61 200,00       
c)    R$ 68 400,00     
 d)    R$ 69 600,00     
  e)    R$ 70 200,00

2.  Nos três últimos anos, devido a uma crise de oferta de petróleo, a gasolina chegou a sofrer um aumento de 130%, em média, chegando ao patamar de R$ 4,90. Então, o preço da gasolina antes desse aumento era de:
a)  R$ 1,45           b)  R$ 1,60            c)  R$ 1,75           d)  R$ 2,00            e)   R$ 2,13

3.  Um investidor estabeleceu que só venderia suas ações quando elas atingissem uma valorização de 25%. Considerando que elas foram compradas por R$ 1.300,00 e que após um tempo alcançaram a valorização esperada pelo investidor que então as vendeu, é correto afirmar que elas foram vendidas por:
 a)  R$ 1.325,00.
b)   R$ 1.400,00. 
c)   R$ 1.525,00.
d)   R$ 1.600,00.
e)    R$ 1.625,00.

4.   Carla recebeu de seu emprego o salário de R$ 2500,00. Desse valor, ela separou três quartos de quatro quintos para pagar as despesas de sua casa. Qual é o valor do aluguel de Carla, sabendo que ele corresponde a 65% do valor que ela separou?
a)   R$ 1500,00.
b)  R$ 1350,00.
c)   R$ 1135,00.
d)   R$ 995,00.
e)    R$ 975,00.

5.  Em uma empresa, trabalham 40 funcionários. O gráfico mostra o número de aparelhos de telefone celular dos funcionários dessa empresa.
De acordo com as informações do gráfico, a porcentagem de funcionários dessa empresa que possuem um ou mais aparelhos de telefone celular é:
a)   83,5%            b)   86,5%             c)   88,0%            d)  90,5%             e)   92,5%

6.    Um reservatório de água estava completamente cheio quando passou a perder água a um ritmo constante. Após 30 dias, o volume de água no reservatório correspondia a 2/3 da capacidade máxima. Contando a partir do momento em que o reservatório estava cheio, o tempo necessário para que o volume de água atinja a marca de 10% da capacidade máxima do reservatório é:
a)  45 dias           b)  171 dias           c)  81 dias           d)  60 dias            e)   270 dias

7.   Em um churrasco, consome-se uma média de 300 g de carne por pessoa. Regina comprará 1,5 kg de carne para fazer churrasco. De acordo com esse raciocínio, essa quantidade de carne é suficiente para, no máximo:

a)   5 pessoas       b)  6 pessoas       c)  8 pessoas      d)  9 pessoas        e)  10 pessoas



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