Série: 1º A e B
Disciplina: Educação Física
CONTEÚDO- OLÍMPIADAS
ATIVIDADE 1
PESQUISAR NA INTERNET SOBRE A MUDANÇA DO CALENDÁRIO DA OLÍMPIADAS: PRINCIPAIS
MOTIVOS? QUAL SERÁ A NOVA DATA? COMO OS PAÍSES PARTICIPANTES VÊM ESTA MUDANÇA
DE DATA?
VOCÊS DEVERÃO COPIAR A PESQUISA NO CADERNO.
ATIVIDADE 2
01- Durante uma atividade física intensa, a alta
temperatura pode ocasionar a perda hídrica pela sudorese. O vôlei de areia é um
exemplo de esporte que o atleta deve ter atenção, pois a temperatura do
ambiente pode chegar a níveis altíssimos elevando a temperatura corporal.
Durante a prática de atividade física intensa o atleta deve:
A) Não
hidratar-se, pois ao ingerir água o atleta estará prejudicando a qualidade se
sua atividade física.
B) Não é
preciso hidratar-se durante a atividade, somente ao final da prática esportiva.
C)
Hidratar-se a cada 20 minutos em pequenas quantidades para realizar uma
hidratação lenta e contínua.
D)
Hidratar-se a cada 5 minutos em grandes quantidades para realizar uma
hidratação rápida do organismo.
02- Cada tipo de esporte exige capacidades diferentes de
seu praticante, portanto, cada qual costuma ter um tipo de vestuário mais
adequado, que possibilite ao praticante realizar tudo o que dele é exigido pela
modalidade esportiva. Identifique cada vestuário esportivo de acordo com a sua
modalidade.
( ) Vôlei ( ) Natação ( ) Esgrima ( ) Hipismo
Assinale a
alternativa que corresponde à seqüência correta:
A) III, I,
IV, II B) I, III, IV, II C) IV, I, II, III D) II, I, IV, III
03- A capoeira é uma forma de expressão cultural Afro-Brasileira,
criada por africanos que vieram para o Brasil na época da escravidão A história
da capoeira começa no século XVI, na época em que o Brasil era colônia de
Portugal. A prática da capoeira pelos escravos ocorria em terreiros próximos às
senzalas. Os principais motivos dessa prática eram:
A) Como
forma de diversão após um dia exaustivo de escravidão.
B) Proteção
contra a violência e repressão dos colonizadores brasileiros.
C) Para
ensinar seus filhos formas diferenciadas da cultura-brasileira.
D) Para
manterem a boa forma física, e bom desempenho no trabalho.
04- Cada modalidade de ginástica apresenta características
diferentes. A Ginástica Geral envolve diversos movimentos corporais, com o
objetivo maior de proporcionar bem estar físico, psíquico e social para os seus
praticantes, é considerada uma ginástica de demonstração. Uma de suas
principais características é a não-competitividade, e a motivação acontece pela
auto-superação e não pela superação do outro. As principais características das
argolas na ginástica artística são:
A) É
considerado por diversos ginastas como o mais difícil das modalidades, o
ginasta apóia as mãos no aparelho envolvendo trabalhos tanto com uma, quanto
com ambas as pernas.
B) É um
aparelho exclusivamente feminino, a ginasta pode realizar o apoio usando apenas
as mãos ou os pés, devem conter movimentos de impulso, vôo e estáticos.
C) Seu uso
em competições é exclusivo dos homens, a prova consiste em uma série de
exercícios de força, equilíbrio e balanço sendo realizados pelos membros
superiores do corpo
D) O aparelho é formado por dois
barrotes paralelos, apoiados em dois suportes de metal. Combinam diversos
movimentos de largadas e balanços, chamados elementos de impulso.
05- Responda V quando Verdadeiro e F quando Falso e
marque a alternativa correta:
( ) É fato
que muitos buscam no esporte o corpo perfeito, já outros acreditam que os
esportes são as melhores opções para a manutenção de uma vida relativamente
saudável. Porém as atividades físicas proporcionadas pelo esporte não são
benéficas para a promoção da saúde.
( ) O esporte
e a atividade física são atividades fundamentais para uma vida longa e
saudável.
( ) O exercício físico não promove a saúde e o
bem estar, e não é capaz de reduzir as chances do indivíduo ter doenças.
( ) Ao
praticar um exercício físico expressamos sentimentos, crenças, valores, enfim,
nosso modo de sentir e perceber o mundo, proporcionado assim um impacto
positivo sobre a nossa educação.
(A) F, F, V, V (B) F, V, F, V (C) F, V, V,
V (D) F, V, V, F
06- A capoeira é uma expressão cultural
Afro-brasileira que mistura luta, dança, cultura popular e música. Desenvolvida
no Brasil por escravos africanos e seus descendentes é caracterizada por
utilizar os pés, as mãos, a cabeça, os joelhos, cotovelos e elementos
ginástico-acrobáticos. Diante disto as possibilidades do corpo na capoeira são:
(A) Elevar e impulsionar.
(B) Flexionar e contrair.
(C) Alongar e dobrar
(D) Todas as alternativas
07- A dança
pode existir como manifestação artística ou como forma de divertimento ou
cerimônia, desta forma a dança se manifesta nas diferentes formas de cultura
pelo Brasil. Diante do texto acima as manifestações culturais que utilizam a
dança são:
A) Maracatu, frevo e bumba-meu-boi.
B) Cavalhada, Iemanjá e sarapatel
C) Círio de Nazaré, Chimarrão e tucupi
D) Tacacá, jambu e fogaréu
08- No ano 490
a .C. o soldado grego Feidípides, correu aproximadamente 42 Km
por uma determinada planície para relatar a vitória da Grécia sobre os Persas.
Em sua homenagem foi criada uma modalidade esportiva cujo atleta deve correr 42,195 km no menor tempo
possível. Essa modalidade tem o nome de:
A ) Marcha atlética
B ) Corrida de 100 metros
C ) Maratona
D ) Corrida com barreira
VOCÊS DEVERÃO
RESPONDER NO CADERNO COPIANDO SOMENTE A RESPOSTA. COM ESTA ATIVIDADE VOCÊS IRÃO
MELHORAR A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL COMO TAMBÉM O VOCABULÁRIO. ISSO IRÁ AJUDAR NAS
AULAS E NAS AVALIAÇÕES INTERNAS E EXTERNAS.
ATIVIDADE 3
01- Um jogador da Seleção Brasileira de Handebol segurou a
bola durante o jogo e andou alguns metros na quadra sem quicá-la, o juiz apitou
imediatamente. A quantidade máxima de passos, que um jogador poderá dar, com a
bola na mão sem quicá-la é
A) Quatro
passos. B) Cinco
passos. C) Dois
passos. D) Três
passos.
02- Um casal está sentado assistindo a uma partida de futebol, entre os
times: Bons de Bola X Bola Cheia. Aos 15 minutos do 2º tempo um jogador do time
Bons de Bola derrubou um jogador do time Bola Cheia na grande área. A
penalidade sofrida pelo time Bons de Bola foi:
A) Tiro
livre direto B) Escanteio C) Tiro
livre indireto D) Pênalti
03- O estilo de
capoeira que está mais próximo da maneira como os escravos jogavam a capoeira
é:
A) Angola B) Regional C) Europeu D) Oriental
04- Os movimentos que integram o jogo
de capoeira.
I
- (
) martelo II - ( )
serrote III - ( ) bênção
IV - ( ) kata
V - ( ) aú
VI - ( ) armada
VII
- ( ) gancho
Destas
são corretas:
A)
I, II, III e IV B) III, IV e VII C) II e VII
D) I, III, V e VI
05- É uma modalidade esportiva criada
por William George Morgan. O objetivo de
Morgan, que trabalhava na "Associação Cristã de Moços" (ACM),
era criar um esporte de equipes sem contato físico entre os adversários, de
modo a minimizar os riscos de lesões. Hoje em dia é uma modalidade esportiva
praticada tanto nas quadras quanto nas praias. A modalidade esportiva em
questão é:
A)
Handebol B) Futebol
C) Basquetebol D) Voleibol
06- O símbolo
Olímpico é composto pelos 5 aros, nas cores azul, amarelo, preto, verde e
vermelho interligados sobre um fundo branco. Eles representam:
A) Os cinco Continentes.
B) Os países globalizados.
C) As modalidades Femininas.
D) As modalidades masculinas.
07-
Uma das características dos esportes coletivos é o enfrentamento de duas
equipes na disputa de uma bola, com o objetivo de se chegar ao alvo do
adversário. Ao mesmo tempo, procuram defender o seu próprio alvo das ações
ofensivas do adversário. Essas situações são conhecidas como:
A) Finalização e impedimento.
B) Sistemas defensivos.
C) Ataque e recuperação.
D) Ofensivo e conservação.
08-
Toda modalidade esportiva cria uma consciência de grupo muito boa para
convívio com o resto da sociedade. O Vôlei é um ótimo esporte, especialmente
para as crianças por estimular o crescimento da estrutura óssea. Responda V ou
F e assinale a alternativa correta.
( ) Diminui a agilidade.
( ) Trabalha a coordenação motora.
( ) Diminui a massa muscular, principalmente
nas pernas.
( ) Melhora o condicionamento físico
A) F, V, V,
F B) F, V, F, V C) V, V, F, V D) V, V, V, F
VOCÊS DEVERÃO
RESPONDER NO CADERNO COPIANDO SOMENTE A RESPOSTA. COM ESTA ATIVIDADE VOCÊS IRÃO
MELHORAR A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL COMO TAMBÉM O VOCABULÁRIO, ISSO IRÁ AJUDAR NAS
AULAS E NAS AVALIAÇÕES INTERNAS E EXTERNAS.
Série: 2º A, B e C
Disciplina: Educação Física
CONTEÚDO- TREINAMENTOS DESPORTIVOS
ATIVIDADE 1
PESQUISAR NA INTERNET COMO DEVE SER O TREIAMENTO DOS ATLETAS DE ALTO
NÍVEL DE ESPORTES? QUAIS OS TIPOS DE TREINAMNETOS MAIS COMUNS ENTRE ESSES
ATLETAS? QUE MEDIDAS DE PRECAUÇÃO ELES COSTUMAM ADOTAR PARA MANTER UM BOA FORMA
FÍSICA E MAIS PREPARADOS PARA AS GRANDES COMPETIÇÕES?
VOCÊS DEVERÃO COPIAR A PESQUISA NO CADERNO.
ATIVIDADE 2
01-Leia o texto abaixo e responda:
Presenciamos, nas praças ou
avenidas das cidades, pessoas de todas as idades fazendo caminhada, alongando,
correndo ou pedalando. Apesar de ser uma iniciativa saudável, falta a muitas
delas informações sobre como realizar essas atividades. Algumas correm
descalças, em horários inapropriados, com excesso de agasalhos (causando
desidratação) ou até mesmo em jejum. E aquilo que era para fazer bem, acaba
causando lesões, distensões, traumas nos pés e nas pernas ou a desidratação.
Segundo o texto acima qual a
importância de utilizar roupas leves durante a realização de atividades física?
A) Evitar que o corpo se aqueça
mantendo a temperatura do corpo em um nível adequado.
B) Estar adequado a moda, pois
as maiorias das pessoas usam roupas leves.
C) Evitar lesões, distensões
musculares, traumas nos pés e nas pernas.
D) Não há nenhuma importância,
pois a roupa usada na atividade física não interfere na produtividade da mesma.
02-Coloque V quando julgar
Verdadeiro e F quando Falso e assinale a alternativa correta.
( ) O objetivo do aquecimento é preparar o
corpo para a atividade física.
( ) A função do suor é de aquecer o corpo para
o exercício.
( ) Sua velocidade, flexibilidade e agilidade
são as mesmas antes e depois do aquecimento.
( ) Alongamento só serve para quem faz dança
ou ginástica.
A) F, F, F, F B)V, V, V, V C)V,
F, F, V D)V,
F, F, F
03 -
Controle de sua Freqüência Cardíaca
Como você já sabe a prática de um exercício físico provoca alterações no
funcionamento do organismo. Nosso coração, por exemplo, em condições normais
bate aproximadamente 70 a 80 vezes por minuto. Durante o exercício físico o
número de batimentos aumenta e, uma vez cessada a atividade, o coração
gradativamente volta a bater normalmente.Muito bem, pelo número de batimentos
do coração pode-se avaliar se o esforço realizado durante uma atividade física
foi adequado ou demasiado.O número de batimentos do coração numa unidade de
tempo chama-se pulsação.
Durante o dia em qual momento
você nota que sua pulsação aumentou?
A) acordando
B)
correndo na hora do recreio
C) tomando café
D) assistindo tv
04-Joãozinho é uma criança que
gosta de fazer Educação Física na escola, ele mora em uma rua calma onde não
passa muitos carros por isso gosta de brincar com os amigos na porta de casa,
já seu amigo de sala Pedrinho não gosta de Educação Física e mesmo morando na
mesma rua que Joãozinho ele não brinca com os amigos e prefere ficar brincando
de vídeo-game sozinho em casa. O professor de Educação Física disse à Joãozinho
que ele deve participar das aulas pois proporciona ao individuo vários
benefícios.
É correto afirmar que:
A) A Educação Física não é necessária nas escolas.
B) As atividades físicas previnem doenças.
C) A Educação Física não melhora o convívio dos colegas em
sala de aula.
D) Joãozinho não precisa fazer aulas de Educação Física.
05 -Durante a aula de Educação
Física os alunos estavam disputando uma corrida, onde o primeiro colocado ganharia um prêmio. Quase no fim da
competição o professor notou que o aluno, que ate então estava em primeiro
lugar, e que provavelmente seria o vencedor da corrida, foi empurrado por um
colega que estava logo atrás, que acabou vencendo a prova após derrubar seu
colega. Neste sentido, é correto afirmar que:
A) O aluno que chegou em primeiro lugar deve levar o prêmio.
B) O professor deve levar o prêmio.
C) O prêmio deve ser dividido entre os dois alunos.
D) A prova deve ser realizada novamente.
06- Em um dia de sol e bastante
calor os alunos foram para a aula de Educação Física em uma quadra que não
havia cobertura do sol, o professor percebendo o calor parou a aula para que os
alunos pudessem tomar água, porém um aluno preferiu ficar chutando a bola ao
gol enquanto seus colegas foram se hidratar, a aula já estava quase no final
quando esse aluno passou mal e teve que ser retirado da quadra. É correto
afirmar que a principal causa desse mal estar é:
A) O aluno não estar usando tênis adequado para prática da
Educação Física.
B) O aluno não ter dormido bem na noite anterior da aula de
Educação Física.
C) O aluno não ter se hidratado durante a prática da aula de
Educação Física.
D) O aluno não ter feito alongamento antes da aula de
Educação Física.
07- No programa TV Globinho a
apresentadora disse que é importante incluir na prática diária de crianças e
adolescentes obesos atividades, como brincar, correr, saltar, além de outros
hábitos saudáveis. É corretor afirmar que:
A) Os esportes praticados durante a aula de Educação Física
é uma das formas de prevenir e tratar a obesidade.
B) Precisamos ver mais TV para mantermos informados sobre
temas diversos como a manutenção da saúde.
C) Não precisamos praticar nenhum esporte, basta ver TV para
poder manter uma boa saúde.
D) Não é preciso ver TV para manter a saúde nem praticar
atividades físicas para manter a saúde.
08- Durante a exibição do desenho
do Bob Esponja o personagem Patrick praticou uma modalidade esportiva onde cada
jogador deveria lançar a bola tentando passá-la por dentro de uma cesta
colocado em cada extremidade de uma quadra. É correto afirmar que a modalidade
esportiva praticada pelo personagem foi:
A) O futebol
B) O handebol
C) O basquetebol
D) O voleibol
09- No ano de 2011 foram
realizados os Jogos Parapan-Americanos na cidade de Guadalajara no México: um
evento multidesportivo para pessoas com deficiência. Um dos brasileiros
participantes no último dia de competição conseguiu, na piscina, ganhar de
atletas que apresentavam um grau de deficiência menor que a dele, liderando a
prova de ponta a ponta. André Dias acabou sobressaindo entre os demais,
conquistando, sozinho, 11 medalhas de ouro na natação. A importância maior para
o atleta André Dias foi:
A) Superar as limitações através do esporte.
B) Viajar para o México e conhecer o mundo.
C) Ganhar de atletas com grau de deficiência menor.
D) Conhecer pessoas diferentes.
VOCÊS DEVERÃO
RESPONDER NO CADERNO COPIANDO SOMENTE A RESPOSTA. COM ESTA ATIVIDADE VOCÊS IRÃO
MELHORAR A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL COMO TAMBÉM O VOCABULÁRIO, ISSO IRÁ AJUDAR NAS
AULAS E NAS AVALIAÇÕES INTERNAS E EXTERNAS
.
ATIVIDADE 3
CHOQUE ELÉTRICO
O choque
elétrico é a passagem de uma corrente pelo copo tornando-se um
condutor elétrico. Essa condução de corrente varia de acordo com a intensidade
de volts com que a pessoa é submetida no choque elétrico e pode gerar desde um
pequeno susto, até uma fibrilação cardíaca, ou mesmo a morte. O
choque elétrico pode ser causado por fenômenos naturais como um raio, por
exemplo, ou acidentes como o contato direto com fiações elétricas domésticas ou
públicas, áreas energizadas em decorrência de alguma fonte de energia mal
isoladas, ou até mesmo o contato direto com uma pessoa que está recebendo uma descarga
elétrica.
O que fazer nos casos de choque elétrico?
* No caso de estar
presenciando o momento do ocorrido, procurar imediatamente afastar a vítima com
a fonte da corrente elétrica,
desligando o interruptor próximo. Caso seja um fio, afaste da pessoa com um instrumento
de material não condutor que esteja seco (madeira, plástico, pano grosso,
borracha, com exceção de materiais de metal), procure locomover a vítima também
com algum desses instrumentos, uma vez que ela estará energizada e poderá
assim, transmitir o choque a você.
* Aguarde uns
segundos e inicie os procedimentos de socorro, já tendo acionado um serviço
especializado antes. Observe os sinais e se a vítima estiver inconsciente, sem
pulso ou respiração, aplique as técnicas de ressuscitação com massagem cardíaca
e respiração artificial.
* Deve-se desapertar
as roupas e ficar atento aos sinais vitais, ainda que a vítima tenha recuperado
a pulsação e a respiração. Em casos de choques, essas variações de quadro são
comuns, e pode ser necessária nova intervenção de reanimação.
* Se a vítima
apresentar inconsciência; porém, estiver respirando e com pulsação, deve-se
colocá-la na PLS (Posição Lateral de Segurança) descrita
anteriormente e aguardar a chegada do socorro especializado.
ATIVIDADE
DE EDUCAÇÃO FÍSICA - CHOQUE ELÉTRICO
1)Como é
definido no texto “CHOQUE ELÉTRICO”? D-19 SPAECE/ D18-SAEB
2) Quais
são as consequências que as pessoas atingidas por um choque elétrico são
submetidas?
D-1 SPAECE/ D1-SAEB
3) Como é
causado o fenômeno denominado choque elétrico?
D-2 SPAECE/ D4-SAEB
4) Que medidas devem ser tomadas em casos que
presenciar uma ocorrência de choque elétrico? D-1 SPAECE/ D1-SAEB
5) Você já teve ocorrências de choque elétrico
em sua família? Em caso de resposta positiva descreva como foi, e veja e
se as medidas tomadas foram as mesmas aconselhados pelo autor do texto.
D-1
SPAECE/ D1-SAEB
6) A ideia central transmitida pelo autor no
texto é:
D-5 SPAECE/ D6-SAEB
7) A linguagem empregada pelo autor no texto
é:(forma, informal, histórica, regional)
D-23 SPAECE/ D13-SAEB
8) Quais são as técnicas de ressuscitação
mencionadas pelo autor do texto aconselhadas a serem aplicadas as pessoas
atingidas por choques elétricos. D-1 SPAECE/ D1-SAEB
9) Defina com auxílio do dicionário a palavras
“VOLTS”. D3-SPAECE-D3- SAEB
10) A expressão “fibrilação
cardíaca” presente no segundo parágrafo do texto poder ser interpretada como:
D-19
SPAECE/ D18-SAEB
Série: 2º A
Disciplina: Formação Cidadã
LINKS PARA ASSISTIR
VIDEOS RELACIONADOS A ATIVIDADE:
TOCANDO
EM FRENTE
(Almir Sater / Renato Teixeira)
(Almir Sater / Renato Teixeira)
Ando devagar porque já tive pressa
E levo esse sorriso porque já chorei demais
Hoje me sinto mais forte, mais feliz,
Quem sabe eu só levo a certeza
De que muito pouco eu sei
Ou nada sei
Conhecer as manhas e as manhãs
O sabor das massas e das maçãs
É preciso amor para poder pulsar
É preciso paz para poder sorrir
É preciso chuva para florir
Penso que cumprir a vida seja simplesmente
Compreender a marcha e ir tocando em frente
Como um velho boiadeiro levando a boiada
Eu vou tocando os dias pela longa estrada, eu sou
Estrada eu vou
Todo mundo ama um dia
Todo mundo chora um dia
A gente chega e no outro vai embora
Cada um de nós compõe a sua história
E cada ser em si
Carrega o dom de ser capaz
E ser feliz
E levo esse sorriso porque já chorei demais
Hoje me sinto mais forte, mais feliz,
Quem sabe eu só levo a certeza
De que muito pouco eu sei
Ou nada sei
Conhecer as manhas e as manhãs
O sabor das massas e das maçãs
É preciso amor para poder pulsar
É preciso paz para poder sorrir
É preciso chuva para florir
Penso que cumprir a vida seja simplesmente
Compreender a marcha e ir tocando em frente
Como um velho boiadeiro levando a boiada
Eu vou tocando os dias pela longa estrada, eu sou
Estrada eu vou
Todo mundo ama um dia
Todo mundo chora um dia
A gente chega e no outro vai embora
Cada um de nós compõe a sua história
E cada ser em si
Carrega o dom de ser capaz
E ser feliz
Após
ler atentamente o texto, responda às questões:
1.
Assinale mais de uma alternativa que esteja de acordo com o texto:
a. ( ) Para o poeta, a vida deve ser levada,
tocada como uma boiada, pois não conseguimos entender a imprevisibilidade de
ambas.
b. ( ) Só é possível ser feliz nesta jornada,
depois de um toque de Deus, o velho boiadeiro, que nos impulsiona pela longa
estrada da vida.
c. ( ) Só através do choro individual e de
outros é que descobrimos o valor de um sorriso.
d. ( ) Manhãs, maçãs e chuva fazem parte da
nossa história, já que não somos donos do nosso destino.
e. ( ) Segundo o poeta, para se viver, é
necessário entender o andamento da jornada e continuar vivendo.
2.
Marque as afirmativas com V para verdadeiro e F para falso, de acordo com o
texto:
a. ( ) Viver é uma aprendizagem, fruto da
observação atenta das alegrias e dos sofrimentos pelos quais passamos.
b. ( ) Ser feliz é o destino de todos os
seres humanos, independendo das chegadas e das partidas.
c. ( ) A consciência do significado da vida e
o dom da capacidade de construirmos a nossa história nos deixa mais fortes,
mais felizes.
d. ( ) O poeta tem hoje um sorriso de
serenidade porque nunca levou a vida com ligeireza.
e. ( ) Para podermos saborear a vida,
precisamos vivenciar a paz e o amor, entre outros fatores que nos mostram que é
possível compormos a nossa história com serenidade.
Assinale a única alternativa correta:
3. Há várias comparações no texto que nos
leva a concluir que o poeta fala:
a. ( ) da boiada
b. ( ) do
boiadeiro
c. ( ) do sabor
das frutas
d. ( ) dos dias
vividos
e. ( ) do dom da
felicidade de cada um de nós
4. Nos versos 5 e 6, o poeta demonstra que
se considera um homem:
a. ( ) orgulhoso
b. ( ) sem cultura
c. ( ) experiente
d. ( ) humilde
e. ( ) sem rumo
definido.
Responda com suas
palavras:
5. Como era a vida do poeta no passado?
Comprove sua resposta com versos da poesia.
Série: 3º A, B, C e D
Disciplina: Educação Física
PRIMEIROS
SOCORROS E CUIDADOS
Cuidados:
ATIVIDADE 1
CONTEÚDO-
OLÍMPIADAS-IMPACTOS PARA OS ATLETAS
ATIVIDADE- PESQUISAR NA INTERNET QUAIS OS
IMPACTOS PARA OS ATLETAS DE ALTO NÍVEL CAUSADOS PELA MUDANÇA DO CALENDÁRIO DA
OLÍMPIADAS. COMO ISSO AFETA SEUS
TREINAMENTOS? QUE FORMAS DE TREINAMENTOS ELES ESTÃO UTILIZANDO NESTE MENTO DE
ISOLAMENTO SOCIAL?
VOCÊS
DEVERÃO COPIAR A PESQUISA NO CADERNO.
ATIVIDADE 2
ENGASGAMENTO
Saiba como proceder diante uma
situação de engasgo, tanto em adultos, como em crianças. Sabendo o que fazer,
você pode salvar uma vida
O que é
engasgo?
Denominamos
engasgo quando ocorre o bloqueio da traqueia ( órgão responsável em
enviar e retirar o ar dos pulmões) por um objeto estranho, por vômito ou até
mesmo sangue. Fisiologicamente, a traqueia é frequentemente protegida pela
epiglote; esta nada mais serve como uma porta que abre e fecha, conforme a
necessidade de ar. Assim, quando ocorre a passagem de ar, a epiglote permanece
aberta, porém quando ocorre a alimentação, a epiglote é fechada, impedindo que
qualquer alimento ou corpo estranho, alcance a traqueia e, posteriormente, os
pulmões.
Dessa forma, quando
a epiglote falha em sua função, os alimentos, líquidos ou qualquer tipo de
objeto estranho, ultrapassa a epiglote, alcançando a traqueia, ocasionando o
bloqueio do ar. Por isso que, em alguns casos, o engasgo pode levar à morte por
asfixia e, às vezes, pode até deixar a pessoa parcialmente ou totalmente
inconsciente.
É necessário saber
que dependendo da gravidade do engasgo, este é uma situação de
emergência médica, sendo necessário chamar o serviço de atendimento
especializado em emergência o mais rápido possível; pode ser uma questão de
vida ou morte!
Como proceder?
Em caso de engasgo por corpos estranhos
como: moedas, pequenos brinquedos, pedra ou qualquer outro objeto pequeno, a
manobra que se realiza é a conhecida mundialmente como Manobra de Heimlich. Esta manobra tem como objetivo realizar uma
pressão positiva na região do epigastro (“boca do estômago”), a qual fica
localizada dois dedos abaixo do fim do esterno (osso longo que une as
costelas), colaborando com a desobstrução e consequente passagem de ar.
Como realizar
a Manobra de Heimlich nos adultos e crianças maiores que um ano?
Abraçar a pessoa engasgada pelo
abdômen;
No caso de adultos, posicionar-se atrás
da pessoa ainda consciente;
No caso de crianças, posicionar-se
atrás, mas de joelhos;
Atrás da vítima coloque uma das mãos
sobre a região da “boca do estômago” e com a outra mão, comprima a primeira
mão, ao mesmo tempo em que empurra a região dentro e para cima, parecendo que
está levantando a pessoa;
Continue o movimento até que a pessoa
elimine o objeto que está causando a obstrução.
Em caso de pessoa inconsciente, não
realize a manobra e contate imediatamente o serviço de emergência.
Como realizar a manobra em crianças menores de um ano e bebês?
Bebê consciente
Coloque o bebê de
bruços em cima de seu braço e faça 5 compressões entre as escápulas ( no meio
das costas);
Depois, vire o bebê
de barriga para cima e faça 5 compressões sobre o esterno (osso do meio);
Se conseguir
visualizar o objeto, retire o mesmo;
Caso não seja
possível a visualização do objeto, nem a retirada, continue realizando as
compressões até a chegada do serviço de emergência.
Bebê inconsciente
Deite o bebê de
barriga para cima sem seu braço e abra boca e nariz;
Verifique se o bebê
está respirando;
Se o bebê não estiver
respirando, realize duas respirações que boca-boca, bloqueando a boca e o
nariz;
Observe se há
expansão do peito; em caso negativo, realize novamente a respiração;
Contate imediatamente
o serviço de atendimento de emergência.
Em todas as situações
de primeiros socorros é necessário manter a calma, para poder agir com
segurança e inteligência.
ATIVIDADE
DE EDUCAÇÃO FÍSICA - ENGASGAMENTO
1)Conceitue o vocábulo engasgo
baseado na leitura do texto. D-3 SPAECE/ D3-SAEB
2)Para que serve a epiglote? Descreva como ela funciona. D-2
SPAECE/ D4-SAEB
3)Como ocorre o engasgo no
organismo do ser humano?
D-1 SPAECE/ D4-SAEB
4)Quais são as consequências do
engasgo apontadas pelo texto?
D-1 SPAECE/ D4-SAEB
5)O que a “Manobra de Heimlich”? D-3 SPAECE/ D3-SAEB
6)Como a “Manobra de
Heimlich” deverá ser realizada em pessoas que são acometidas por engasgo
segundo o texto. D-1
SPAECE/ D1-SAEB
7)Em que situações não devemos
realizar a “Manobra de Heimlich” ?
D-2 SPAECE/ D4-SAEB
8)O procedimento da “Manobra de
Heimlich” em crianças menores de um ano é feito da mesma forma?
Explique. D-1 SPAECE/
D1-SAEB
9) Na frase a seguir a expressão destacada entre aspas apresenta
registro de linguagem formal, informal, jornalística ou histórica?. Atrás da
vítima coloque uma das mãos sobre a região da “boca do estômago” D-19
SPAECE/ D18-SAEB
10)Resuma em um parágrafo o assunto
abordado no texto. D-5 SPAECE/ D6-SAEB
ATIVIDADE 3
PRIMEIROS
SOCORROS E CUIDADOS
Em caso de acidente
envolvendo queimaduras, o primeiro cuidado é extinguir a fonte de calor, ou
seja, impedir que permaneça o contato do corpo com o fogo, líquidos e
superfícies aquecidas, entre outras causas do acidente.
Em seguida, procure lavar o local atingido com
água corrente em temperatura ambiente, de preferência por tempo suficiente até
que a área queimada seja resfriada.
Também é importante
buscar o auxílio de um profissional de saúde no posto de atendimento mais
próximo do local do acidente, para que sejam tomadas as providências
necessárias para o sucesso da recuperação e também para evitar o agravamento da
lesão.
Se não houver Posto
de Saúde nas proximidades, deve-se acionar os serviços de socorro do SAMU e do
Corpo de Bombeiros ou procurar uma Emergência hospitalar.
Os contatos pra ligação gratuita são: Samu 192 e
Bombeiros 193.
Cuidados:
Não passe no local
atingido nenhum produto ou receita caseira. Qualquer substância que seja
passada sobre a pele queimada vai irritá-la. Há também o alto risco de infecção
por bactérias, fungos e vírus presentes nesses produtos, já que a barreira
natural do organismo – a pele – está danificada.
Não passe nenhuma
pomada no local atingido. A pele fica extremamente sensível após uma queimadura
e as pomadas, ainda que adquiridas em farmácias, machucam ainda mais as células
cutâneas e podem irritar a pele e gerar infecções.
Não tente estourar
as bolhas provocadas pela queimadura. Elas se manifestam nas queimaduras de
segundo grau e devem ser manuseadas apenas por um profissional especializado.
Ou seja, não devem ser rompidas, estouradas ou mesmo esvaziadas com uma agulha.
Ao retirar esse
curativo natural em casa, o ferimento estará exposto a instrumentos
possivelmente contaminados e pode infeccionar.Se houver necessidade de cobrir o
ferimento a caminho do serviço de Saúde, o indicado é envolvê-lo num pedaço de
pano limpo.
Tecidos ou materiais
que grudam no ferimento, como o algodão, devem ser evitados. O paciente
queimado não deve retirar a roupa que estiver usando, ainda que houver sido
atingida pelo fogo. O ideal é molhar a vestimenta e permanecer assim até a
chegada ao pronto-socorro, para evitar que as bolhas estourem e que a pele seja
arrancada.
Outro cuidado é
retirar acessórios, como pulseiras e anéis, pois o corpo incha naturalmente
após uma queimadura e esses objetos podem ficar presos.
SANGRAMENTOS-Cortes E Arranhões
Se esguichar sangue de um ferimento ou se ele fluir de maneira tão
intensa que não possa ser estancado depois de alguns minutos de pressão,
trata-se de um sangramento grave.
O sangramento pequeno de um corte ou de um arranhão geralmente pára
sozinho em alguns minutos. Caso isso não ocorra, pressione com firmeza uma gaze
sobre o ferimento durante aproximadamente cinco a dez minutos. Se
posteriormente inflamar ou formar pus, deve ser examinado por um médico.
Se o corte for profundo (quando se pode ver o tecido adiposo amarelado),
irregular ou se as suas extremidades se abrirem tanto que não possam ser unidas
com esparadrapo, procure ajuda médica. Provavelmente esses cortes terão de ser
costurados para ajudar no processo de cicatrização e diminuir as marcas. Um
arranhão com sujeira ou com partículas finas sob a pele deve ser limpo e
enfaixado adequadamente por um médico.
Se ocorrer sangramento ou escorrer um fluido aquoso e claro do ouvido ou
do nariz depois de uma pancada forte na cabeça, é possível que tenha ocorrido
uma fratura. Mantenha o pescoço e as costas da pessoa alinhados e firmemente
apoiados, mas não os incline. Chame um médico imediatamente. Não mova a pessoa,
a menos que seja absolutamente necessário.
Ferimento por perfuração - Um ferimento profundo causado por um objeto
sujo — ou unhas e dentes de animais — está mais sujeito a infecções. A sujeira
e as bactérias são levadas para os tecidos e o ferimento sangra muito pouco.
Depois de um acidente desse tipo, pode ocorrer torpor, formigamento ou fraqueza
no braço ou na perna; isso indica um possível dano nos nervos ou tendões.
Nesses casos, às vezes são necessários antibióticos e uma injeção antitetânica
para evitar infecções.
Hemorragias
É tido como hemorragia todo derramamento de sangue do organismo humano
para fora dos vasos sanguíneos. O sangue
tem uma função vital e fundamental no organismo, além de transportar os
nutrientes e o oxigênio para as células. Também leva o gás carbônico e outros
resíduos e substâncias para os órgãos excretores do corpo.
O sangue tem funções nutritivas,
excretoras e imunológicas essenciais ao nosso organismo, o que leva a
concluir que a perda de tal elemento em nosso corpo é extremamente prejudicial
e, dependendo da quantidade e do caso, mortal.
Uma hemorragia com muita perda de sangue não devidamente tratada pode
levar a vítima a um estado de choque
e, posteriormente, a óbito. Já em casos
de hemorragias de menor proporção, pode trazer um quadro de anemia (falta de
nutrientes, e baixa quantidade de glóbulos vermelhos no sangue).
Hemorragia externa: É o tipo de sangramento exterior ao
corpo, ou seja, que é facilmente visível. Pode ocorrer em camadas superficiais
da pele por corte ou perfurações, ou mesmo atingindo áreas mais profundas
através de aberturas ou orifícios gerados por traumas. Pode ser contida,
utilizando técnicas de primeiros socorros.
Hemorragia interna: A hemorragia interna se dá nas
camadas mais profundas do organismo com músculos ou mesmo órgão internos. Ela
pode ser oculta ou exteriorizar-se através de algum hematoma (mancha arroxeada)
na região da hemorragia. A hemorragia interna costuma ser mais grave pelo fato
de na maioria dos casos ser “invisível”, o que dificulta sabermos a dimensão e
a extensão das lesões.
As hemorragias ainda têm um outro tipo de classificação que se dá quanto
ao tipo de vaso sanguíneo rompido. Podem ser:
Hemorragia Arterial: quando uma artéria é
rompida ou cortada e o sangramento ocorre em jatos intermitentes, na mesma
pulsação das palpitações cardíacas. O sangue nesse tipo de hemorragia,
apresenta uma coloração vermelha clara e brilhante. Costuma ser mais grave por
ter uma perda mais rápida de sangue.
Hemorragia Venosa: É o sangramento que se dá em
decorrência do rompimento ou corte de uma veia, e tem uma coloração vermelha
escura, típica de um sangue rico em gás carbônico, tem um fluxo contínuo e mais
lento que o da hemorragia arterial.
Hemorragia Capilar: É um sangramento lento e com menos
volume de sangue, que ocorre nos vasos capilares (encontrados na extremidade
interna da pele) e é observado em arranhões e pequenos cortes superficiais.
A seguir, um
comparativo da quantidade de sangue perdida em uma hemorragia e as
consequências e/ou sinais observados em cada estágio.
Quando se perde de 15
a 30% do sangue no organismo:
·
Um estado de ansiedade;
·
Observa-se o pulso fraco;
·
Sede excessiva;
·
Suor excessivo;
·
Taquicardia (batimentos muito acelerados do coração);
·
Respiração rápida. Quando se perde de 30 a 50% do sangue no organismo:
·
Taquicardia;
·
Semiconsciência;
·
Estado de choque.
Quando se perde mais de 50% do sangue
do organismo:
- Dificilmente a
pessoa que perde essa quantidade de sangue sobrevive sem uma imediata
intervenção laboratorial (transfusão de sangue) realizada por um médico
profissional.
O que fazer em casos
de hemorragia?
* É necessário manter
e transmitir a calma diante da situação, passando à vítima confiança;
*Deite a pessoa em
posição horizontal, pois facilita a circulação sanguínea entre o coração e o
cérebro;
* Aplique sobre o
corte, perfuração ou ferimento, uma compressa com gaze, ou um pano limpo (se
possível antes, use luvas descartáveis, a fim de evitar possíveis
contaminações), fazendo uma pressão firme sobre o local com uma ou com as duas
mãos, ou mesmo com um dedo, ou ainda uma ligadura, dependendo do tamanho e do
local do ferimento;
* Se o pano ou gaze
ficar encharcado com sangue, este não deve ser trocado, mas mantido no lugar e
colocado outro por cima, para não interromper o processo de coagulação do
sangue que está sendo contido;
* Continuar a compressão
até que a hemorragia estanque (no mínimo 10 min.);
* Em seguida, faça
uma ligadura compressiva (que é um curativo bem preso e com certa pressão sobre
a região afetada) no local da hemorragia.
* Durante todo esse processo, deve-se
manter a vítima calma e acordada, não dar nada para comer ou para beber e
mantê-la aquecida.
* No caso de
hemorragias nos membros com muita abundância de sangue, as quais não se pôde
conter após ter aplicado as técnicas acima mencionadas, pode ser que seja
necessário o uso de um torniquete, que consiste em colocar um pano ou um
esfigmomanômetro (pop. “liga de soro”) logo acima do ferimento, de maneira a
interromper quase que integralmente a circulação sanguínea naquele local para
estancar a hemorragia. Visto que é uma técnica muito arriscada, o torniquete é
recomendável somente em última hipótese. Nos casos de hemorragias muito
constantes deve-se transportar a vítima imediatamente a uma unidade de saúde
mais próxima.
* Em hemorragias
nasais (sangramentos no nariz), deve-se elevar a cabeça da vítima com o tronco
inclinado para frente, para que ela não acabe engolindo sangue;
* Comprimir a(s)
narina(s) que sangra(m) com os dedos;
* Aplicar gelo ou
compressas frias;
* Não assoar;
* Caso o sangramento
não cesse, deve-se colocar um tampão, de algodão ou gase, de maneira a
preencher bem a cavidade nasal.
ATIVIDADE EDUCAÇÃO
FÍSICA -PRIMEIROS SOCORROS E CUIDADOS
1)O
que são “Primeiros Socorros” segundo seus conhecimentos. D-3 SPAECE/ D3-SAEB
2)Que
procedimentos devem ser adotados em casos de acidente envolvendo queimaduras.
D-1 SPAECE/ D1-SAEB
3)Que
órgãos devem ser acionados quando não há uma unidade de saúde nas proximidades
em casos de acidentes envolvendo queimaduras ou outras lesões graves? Qual é a forma de contato como esses
orgãos? D-2 SPAECE/ D4-SAEB
4)Quanto
aos tipos de sangramentos, diferencie sangramento grave de leve a partir das
informações obtidas no texto. D-1 SPAECE/ D1-SAEB
5)Conceitue
hemorragia segundo o texto. D-19 SPAECE/ D18-SAEB
6)Baseado
na leitura do texto explique qual a função do sangue no organismo humano. D-1
SPAECE/ D1-SAEB
7)Quantas
e quais são os tipos de hemorragias que o organismo humano está suscetível. D-2
SPAECE/ D4-SAEB
8)O
texto explorado tem como objetivo central: D-10 SPAECE/ D12-SAEB
9)Estabeleça
a diferença entre hemorragia interna, externa, arterial venosa e capilar com base nas informações do texto.
D-3 SPAECE/ D3-SAEB
10)Quais são os sintomas quando uma pessoa perde de 15 a 30% do sangue do organismo: D-1 SPAECE/
D1-SAEB
.
VOCÊS DEVERÃO RESPONDER
NO CADERNO COPIANDO SOMENTE A RESPOSTA. COM ESTA ATIVIDADE VOCÊS IRÃO MELHORAR
A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL COMO TAMBÉM O VOCABULÁRIO, ISSO IRÁ AJUDAR NAS AULAS E
NAS AVALIAÇÕES INTERNAS E EXTERNAS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário