Série: 1º A e B
Disciplina: Redação
A Bola
O pai deu uma bola de presente ao
filho. Lembrando o prazer que sentira ao ganhar a sua primeira bola do
pai. Uma número 5 sem tento oficial de couro. Agora não era mais de couro,
era de plástico. Mas era uma bola.
O garoto agradeceu, desembrulhou a
bola e disse “Legal”. Ou o que os garotos dizem hoje em dia quando gostam do
presente ou não querem magoar o velho. Depois começou a girar a bola, à
procura de alguma coisa.
- Como é que liga? -
perguntou.
- Como, como é que liga? Não se
liga. O garoto procurou dentro do papel de embrulho.
- Não tem manual de
instrução?
O pai começou a desanimar e a
pensar que os tempos são outros. Que os tempos são decididamente outros.
- Não precisa de manual de
instrução. - O que é que ela faz?
- Ela não faz nada. Você é que faz coisas com
ela.
- O quê?
- Controla, chuta…
- Ah, então é uma bola.
- Claro que é uma bola.
- Uma bola, bola. Uma bola
mesmo.
- Você pensou que fosse o
quê?
- Nada, não.
O garoto agradeceu, disse “Legal”,
de novo, e dali a pouco o pai o encontrou na frente da tevê, com a bola
nova do lado, manejando os controles de um videogame. Algo chamado
Monster Ball, em que times de monstrinhos disputavam a posse de uma bola
em forma de blip eletrônico na tela ao mesmo tempo que tentavam se
destruir mutuamente. O garoto era bom no jogo. Tinha coordenação motora e
raciocínio rápido. Estava ganhando da máquina.
O pai pegou a bola nova e ensaiou
algumas embaixadas. Conseguiu equilibrar a bola no peito do pé, como
antigamente, e chamou o filho.
- Filho, olha.
O garoto disse “Legal”, mas não
desviou os olhos da tela. O pai segurou a bola com as mãos e a cheirou,
tentando recapturar mentalmente o cheiro de couro. A bola cheirava a nada.
Talvez um manual de instrução fosse uma boa ideia, pensou. Mas em inglês, para
a garotada se interessar.
VERÍSSIMO, Luís Fernando
Em: Festa de Criança. São Paulo:
Ática, 2000. p. 29 e 30
➢
Responda às questões a seguir, com base no texto A Bola.
1. O
filho pede ao pai um manual de instrução, para aprender a usar o brinquedo
que ganhou. Com base no texto, responda: Por que ele precisa de um manual
para brincar com a bola?
2. No último parágrafo, o autor afirma: “Talvez um manual de instrução fosse uma boa ideia, pensou. Mas em inglês, para a garotada se interessar”. Por que, na opinião do autor, a garotada só se interessaria pelo manual se ele fosse em inglês?
3. O menino deixa a bola de lado e volta a brincar com o videogame. O texto afirma que ele era bom nesse jogo.
a)
Qual a relação entre o jogo de videogame com o qual ele brincava e um jogo
de futebol?
b)
Cite as duas habilidades do menino que lhe garantem ser bom no videogame.
Com essas habilidades, ele poderia se dar bem no futebol? Explique.
4. O texto
A Bola é uma crônica humorística. Em que reside o humor do texto?
Assinale as alternativas que respondem a essa questão.
(a) Na
forma como o menino joga bola: é desengonçada e engraçada.
(b) No
fato de o pai gostar de futebol, mas não lembrar mais como se joga.
(c) Na
crítica que o texto faz à geração atual, pois o filho, mesmo sendo muito
bom no jogo de futebol do videogame, desconhece uma bola na vida
real.
(d) Na
forma como o filho recebe o presente de seu pai, pois só se interessa por
jogos eletrônicos.
➢
Agora, compare a crônica “A Bola” aos cartuns abaixo e preencha a tabela a
seguir, informando 2 semelhanças e 2 diferenças entre eles. Você pode
falar sobre as características do texto, os temas trabalhados, a presença
ou ausência de narrador, a função do texto, ou outros aspectos que você
observar.
Série: 2º B e C
Disciplina: Língua Portuguesa
Atividade Didática: Webquest
Orientações para utilização da Webquest: Teatro de Gil
Vicente - Humanismo
Para realizar esta
pesquisa direcionada é necessário acessar a Webquest
http://www.webquestfacil.com.br/webquest.php?pg=introducao&wq=24152
e em seguida clicar no
conteúdo da mesma através de suas etapas disponibilizadas na seguinte
sequência:
1) Introdução – Apresentação
do conteúdo a ser trabalhado nesta pesquisa;
2) Tarefa – Propostas de
atividades a serem realizadas neste projeto;
3) Processo – Explicação do
desenvolvimento de cada etapa do processo;
4) Avaliação – Reflexão
avaliativa sobre o desenvolvimento deste intento pedagógico.
5) Conclusão – Fechamento do
processo do trabalho didático;
6)
Créditos – Autor da webquest
Série: 3º C
Disciplina: Língua Portuguesa
Atividade Didática: Webquest
Orientações para utilização da Webquest – “Shakespeare:
o fantástico espetáculo da arte no maravilhoso teatro da vida”
Para realizar esta
pesquisa direcionada é necessário acessar a Webquest
https://sites.google.com/site/webquestromeuejulieta/ e em seguida clicar no conteúdo da mesma através de
suas etapas disponibilizadas na seguinte sequência:
1) Introdução – Apresentação
do conteúdo a ser trabalhado nesta pesquisa;
2) Tarefa – Propostas de
atividades a serem realizadas neste projeto;
3) Processo – Explicação do
desenvolvimento de cada etapa do processo;
4) Recursos – Referências
bibliográficas (links) a serem consultadas para a efetivação de cada tarefa;
5) Conclusão – Fechamento do
processo do trabalho didático;
6) Avaliação – Reflexão
avaliativa sobre o desenvolvimento deste intento pedagógico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário