sábado, 28 de março de 2020

Professora Renata - Atividades de Língua Portuguesa e Redação


Série: 1º A e B 

Disciplina: Redação

A Bola

O pai deu uma bola de presente ao filho. Lembrando o prazer que sentira ao ganhar a sua primeira bola do pai. Uma número 5 sem tento oficial de couro.  Agora não era mais de couro, era de plástico. Mas era uma bola. 
O garoto agradeceu, desembrulhou a bola e disse “Legal”. Ou o que os garotos dizem hoje em dia quando gostam do presente ou não querem magoar o velho. Depois começou a girar a bola, à procura de alguma coisa. 
- Como é que liga? - perguntou.  
- Como, como é que liga? Não se liga.  O garoto procurou dentro do papel de embrulho. 
- Não tem manual de instrução? 
O pai começou a desanimar e a pensar que os tempos são outros. Que os tempos são decididamente outros. 
- Não precisa de manual de instrução.  - O que é que ela faz? 
 - Ela não faz nada. Você é que faz coisas com ela. 
- O quê? 
 - Controla, chuta… 
- Ah, então é uma bola. 
- Claro que é uma bola. 
- Uma bola, bola. Uma bola mesmo. 
- Você pensou que fosse o quê? 
- Nada, não. 
O garoto agradeceu, disse “Legal”, de novo, e dali a pouco o pai o encontrou na frente da tevê, com a bola nova do lado, manejando os controles de um ​videogame​. Algo chamado ​Monster Ball​, em que times de monstrinhos disputavam a posse de uma bola em forma de ​ blip​ eletrônico na tela ao mesmo tempo que tentavam se destruir mutuamente. O garoto era bom no jogo. Tinha coordenação motora e raciocínio rápido. Estava ganhando da máquina. 
O pai pegou a bola nova e ensaiou algumas embaixadas. Conseguiu equilibrar a bola no peito do pé, como antigamente, e chamou o filho. 
- Filho, olha. 
O garoto disse “Legal”, mas não desviou os olhos da tela. O pai segurou a bola com as mãos e a cheirou, tentando recapturar mentalmente o cheiro de couro. A bola cheirava a nada. Talvez um manual de instrução fosse uma boa ideia, pensou. Mas em inglês, para a garotada se interessar.   

VERÍSSIMO, Luís Fernando 
Em: ​Festa de Criança​. São Paulo: Ática, 2000. p. 29 e 30 


Responda às questões a seguir, com base no texto ​A Bola​.   
 
  1. O filho pede ao pai um manual de instrução, para aprender a usar o brinquedo que ganhou. Com base no texto, responda: Por que ele precisa de um manual para brincar com a bola? 

 2.  No último parágrafo, o autor afirma: “Talvez um manual de instrução fosse uma boa ideia, pensou. Mas em inglês, para a garotada se interessar”. Por que, na opinião do autor, a garotada só se interessaria pelo manual se ele fosse em inglês? 

  3. O menino deixa a bola de lado e volta a brincar com o videogame. O texto afirma que ele era bom nesse jogo. 

a) Qual a relação entre o jogo de videogame com o qual ele brincava e um jogo de futebol?  

b) Cite as duas habilidades do menino que lhe garantem ser bom no videogame. Com essas habilidades, ele poderia se dar bem no futebol?  Explique.  
   
4. O texto ​A Bola​ é uma crônica humorística. Em que reside o humor do texto? Assinale as alternativas que respondem a essa questão.   
(a) Na forma como o menino joga bola: é desengonçada e engraçada. 
(b) No fato de o pai gostar de futebol, mas não lembrar mais como se joga. 
(c) Na crítica que o texto faz à geração atual, pois o filho, mesmo sendo muito bom no jogo de futebol do videogame, desconhece uma bola na vida real. 
(d) Na forma como o filho recebe o presente de seu pai, pois só se interessa por jogos eletrônicos.   

Agora, compare a crônica “A Bola” aos cartuns abaixo e preencha a tabela a seguir, informando 2 semelhanças e 2 diferenças entre eles. Você pode falar sobre as características do texto, os temas trabalhados, a presença ou ausência de narrador, a função do texto, ou outros aspectos que você observar.   

Cartum 1: 



Cartum 2:  


Cartum X Crônica Humorística
Semelhanças
Diferenças



















Série: 2º B e C 

Disciplina: Língua Portuguesa


Atividade Didática: Webquest

Orientações para utilização da Webquest: Teatro de Gil Vicente - Humanismo

Para realizar esta pesquisa direcionada é necessário acessar a Webquest http://www.webquestfacil.com.br/webquest.php?pg=introducao&wq=24152
e em seguida clicar no conteúdo da mesma através de suas etapas disponibilizadas na seguinte sequência:

1) Introdução – Apresentação do conteúdo a ser trabalhado nesta pesquisa;
2) Tarefa – Propostas de atividades a serem realizadas neste projeto;
3) Processo – Explicação do desenvolvimento de cada etapa do processo;
4) Avaliação – Reflexão avaliativa sobre o desenvolvimento deste intento pedagógico.
5) Conclusão – Fechamento do processo do trabalho didático;
6) Créditos – Autor da webquest




Série: 3º C 

Disciplina: Língua Portuguesa



Atividade Didática: Webquest

Orientações para utilização da Webquest – “Shakespeare: o fantástico espetáculo da arte no maravilhoso teatro da vida”

Para realizar esta pesquisa direcionada é necessário acessar a Webquest https://sites.google.com/site/webquestromeuejulieta/  e em seguida clicar no conteúdo da mesma através de suas etapas disponibilizadas na seguinte sequência:

1) Introdução – Apresentação do conteúdo a ser trabalhado nesta pesquisa;
2) Tarefa – Propostas de atividades a serem realizadas neste projeto;
3) Processo – Explicação do desenvolvimento de cada etapa do processo;
4) Recursos – Referências bibliográficas (links) a serem consultadas para a efetivação de cada tarefa;
5) Conclusão – Fechamento do processo do trabalho didático;
6) Avaliação – Reflexão avaliativa sobre o desenvolvimento deste intento pedagógico.





Nenhum comentário: