domingo, 29 de março de 2020

Professor Raimundo Sérgio - Atividades de Geografia, Sociologia e Filosofia

Série: 1º A e B



Disciplina: Geografia

Revisão de conteúdo do livro didático: Vivá – Geografia. Igor Moreira

Conteúdo: Espaço geográfico – capítulo 2.

Descrição:

O espaço geográfico é aquele que foi modificado pelo homem ao longo da história. Que contém um passado histórico e foi transformado pela organização social, técnica e econômica daqueles que habitaram ou habitam os diferentes lugares.

Atividade

Após a leitura dos subconteúdos:
  • Espaço e poder (p. 28)
  • O Espaço Atual:  um meio técnico-cientifico-informacional (p. 30)

Responda as questões 1, 2 e 3 (p.28) e questões 1, 2 e 3 (p.30).

Segue o site abaixo com mais informações para ajudar na ampliação da aprendizagem.



Série: 1º A e B




Disciplina: Filosofia

Revisão de conteúdo do livro didático – Filosofia: Experiência do pensamento. Sílvio Galo.

Conteúdo: Filosofia: O que é isso?

Descrição:

Este estudo está centrado no problema do conhecimento e do pensamento. Tem por objetivo apresentar ao estudante a filosofia, bem como suas relações com outros tipos de pensamento.

Atividade

Releia os subconteúdos:

A filosofia e suas origens gregas (p.14)
Filosofia e opinião (p.18)


Assista a vídeo aula: As origens gregas da filosofia, acessando o link https://www.youtube.com/watch?v=VVSndjJi2_c   e responda a atividade a seguir:

1. Identificar as origens da filosofia grega?
2. Listar os principais filósofos gregos.
3. Quem foi Sócrates?
4. Qual o método utilizado por Sócrates na sua pratica filosófica?


Série: 1º A e B




Disciplina: Sociologia

Revisão de conteúdo do livro didático – Tempos modernos, tempos de sociologia. Helena Bomeny e outros.

Conteúdo: A chegada dos tempos modernos

Descrição:

Compreender que sempre existiram tentativas de explicação do mundo social, baseadas em opiniões, tradições, costumes e religião, porém o desenvolvimento da sociologia é um desdobramento da razão, da ciência e da sociedade industrial.

Atividades 

Releitura dos subconteúdos:
  • Do campo à cidade (p.13)
  • Novos Tempos (p.15) e                               
  • Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789  (p.24).


1. Fazer uma síntese (resumo) dos subconteúdos:
Do Campo para a Cidade.
Novos tempos.     
                          
2. Listar três artigos da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789, que você achou mais importante.

Veja estes sites para aprofundar os conhecimentos sobre o conteúdo estudado.

#Dica dos Professores - Sociologia - Surgimento da Sociologia https://www.youtube.com/watch?v=b8mgOajNR3M

Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789 


Série: 2º A, B e C

Disciplina: Geografia


Revisão de conteúdo do livro didático: Vivá – Geografia. Igor Moreira

Conteúdo: Construção e Integração do Território – capítulo 1.

Descrição:

O estudo do conteúdo permite aos discentes compreenderem noções como as de território, formação econômico-social, integração nacional e avaliar perspectivas de desenvolvimento econômico e social para o país.

Atividade

Faça uma releitura do conteúdo mencionado acima da (página 11 a 14) e produza uma síntese (resumo) do conteúdo estudado.

Segue alguns links com pequenos vídeos aulas para ajudar na ampliação da aprendizagem sobre o tema.

A formação do território brasileiro - Parte 1 https://www.youtube.com/watch?v=zgNADu_Nprw

A formação do território brasileiro - parte 2 https://www.youtube.com/watch?v=asJI_39ijKM

A formação do território brasileiro - parte 3 https://www.youtube.com/watch?v=5uasT2pi5x0

A Formação do território brasileiro - parte 4 https://www.youtube.com/watch?v=WDuNR-PxWkI

A formação do território brasileiro - parte 5 https://www.youtube.com/watch?v=uSgk9pavVeg


Série: 2º A, B e C

Disciplina: Sociologia

Revisão de conteúdo do livro didático – Tempos modernos, tempos de sociologia. Helena Bomeny e outros.

Conteúdo: Trabalhadores, uni-vos!

Descrição:

“Trabalhadores de todo o mundo, uni-vos!”. O célebre chamado que encerra o Manifesto do Partido Comunista elaborado por Karl Marx. Nele foi destacada a importância dos operários para a sociedade e observado que, embora os trabalhadores produzam a maior parte da riqueza de um Estado, eles são excluídos dos benefícios dessa produção, que fica nas mãos da minoria burguesa.

Atividades

Releia os subconteúdos:

Apresentação de Karl Marx  (p. 117) e As  Classes Sociais (p.120) e responda o que se pede abaixo.

1. Quem foi Karl Marx?

2. Suas principais obras ?

3. Fazer síntese ( resumo ) do conteúdo (p.120) :  As Classes Sociais.

Acesse esses links para aprofundar os conhecimentos sobre o conteúdo estudado.
Karl Marx: biografia, teoria, obras e frases - Brasil Escola https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/karl-marx.htm
Ciência USP Responde: O que são classes sociais? https://www.youtube.com/watch?v=UslejW98wXw



Série: 3º A, B e C

Disciplina: Geografia

Revisão de conteúdo do livro didático: Vivá – Geografia. Helena Bomeny e outros.

Conteúdo: Diferentes mundos no planeta terra/ Geopolítica no pós-segunda Guerra Mundial  

Atividade

Após a releitura dos dois capítulos mencionados acima responda as atividades páginas 30, 31, 62 e 63, escreva no caderno as respostas das questões, apenas o item escolhido como correto. Com esta atividade vocês poderão tirar algumas dúvidas e ampliar seus conhecimentos sobre os assuntos trabalhos nos capítulos, poderá também ajudar nas demais atividades e nas avaliações internas e externas.

Segue alguns sites com mais informações e atividades para ajudar na ampliação da aprendizagem:

https://www.youtube.com/watch?v=h5WjNMGztvE -      O que é globalização? | quer que desenhe? | Descomplica

Guerra Fria: o que foi e resumo | história | quer que desenhe?

https://www.youtube.com/watch?v=OvgILiB-WrM  -   Geopolítica - guerra ao terror - doutrina Bush



Série: 3º A, B e C

Disciplina: Sociologia

Revisão de conteúdo do livro didático – Tempos modernos, tempos de sociologia. Helena Bomeny e outros.


Conteúdo: Capitulo 14 -  Brasil, mostra a tua cara!

Descrição:

Você irá estudar qual é a cara do Brasil. Verá que a formação do país é caracterizada por imigrantes, migrantes e indígenas. Entenderá também como se desenvolve a participação feminina e a constituição das famílias brasileiras. Conhecerá instituições que são responsáveis por dados a respeito do país, como IBGE e seus estudos sobre o censo e o IDH do Brasil.

Atividades 

Releia o conteúdo: Brasil, mostra tua cara!

Responda as questões do Enem (p. 231-232)

Nenhum comentário: