Série: 1º A e B
Disciplina: História
Revisão de conteúdo do livro didático –
História: das cavernas ao terceiro milênio. Patrícia Ramos Braick e Myriam
Becho Mota.
Conteúdo: Os primeiros passos da humanidade
(p. 22-36)
Descrição:
O conteúdo
aborda as teorias e controversas acerca da origem do homem, as etapas da
evolução biológica humana e a polêmica entre criacionistas e evolucionistas.
Além disso,
aborda-se a origem do homem americano e os estabelecimentos humanos mais
antigos do continente, apresentando as principais explicações elaboradas pelos
estudiosos e alguns debates em torno
dessas questões.
Sugestão:
visitar a Fundação Museu do Homem Americano – Fumdham
Site: www.fumdham.org.br
Atividades
Estude o
conteúdo e responda as questões (p. 40-41)
Leia o
texto abaixo:
As
investigações arqueológicas realizadas em território brasileiro tem contribuído
com novos dados sobre a origem do homem na América, questionando teorias
anteriormente estabelecidas. As semelhanças físicas entre Luzia e os povos e os
povos africanos e australianos, e as descobertas de Niède Guidon no Piauí, são
dois exemplos importantes.
Pesquise
nas páginas (31-33), visite a Fundação Museu do Homem Americano – Fumdham e
responda questão abaixo.
Identifique
em quais aspectos essas descobertas questionam as teorias anteriores.
Veja também
o vídeo:
A
Revolução Neolítica: O Domínio da Agricultura e Pecuária https://www.youtube.com/watch?v=trxtcdsbbFo
Série: 2º A, B e C
Disciplina: História
Revisão de conteúdo do livro
didático – História: das cavernas ao terceiro milênio. Patrícia Ramos Braick e
Myriam Becho Mota.
Conteúdo: A colonização portuguesa na
América (p. 30-41)
Descrição:
O
conteúdo apresenta um panorama dos povos que habitavam o atual território
brasileiro antes da chegada dos portugueses, com destaque aos povos tupi.
Aborda
a chegada dos europeus, as primeiras atividades desenvolvidas pelos
colonizadores e a implementação do aparato administrativo do Estado português.
Ao
longo do conteúdo os alunos encontrarão diversos elementos para refletir sobre
os impactos do contato entre indígenas e europeus nessas terras, vindo a
contribuir para a valorização da pluralidade cultural, da tolerância e do
respeito às diferenças.
Atividades
Elabore
um resumo dos seguintes subconteúdos:
- Antes dos portugueses: os povos tupi (p. 31)
- Os portugueses na América (p. 34)
Pesquise
no link abaixo sobre os povos indígenas no Ceará.
Identifique
e nomeie os povos indígenas que habitam o território cearense, em que cidades
estão aldeados, como vivem e quais desses povos conseguiram a regularização das
demarcações de suas terras.
Veja
também os seguintes vídeos:
Série: 3º A, B, C e D
Disciplina: História
Revisão de conteúdo do livro didático – História: das cavernas ao
terceiro milênio. Patrícia Ramos Braick e Myriam Becho Mota.
Conteúdo:
Brasil na Primeira República (p. 18-35)
Descrição:
O conteúdo aborda a primeira fase do regime republicano no Brasil, um período
marcado por duas tendências distintas, que expressavam situações de mudança e
permanência. No plano econômico ocorriam desenvolvimento das industrias de bens
de consumo, estimulado pela política de substituição de importações e a
crescente urbanização. No plano político e institucional, a oligarquia agrária,
sustentada pela riqueza da atividade cafeeira, que tentava garantir o controle,
manipulando eleições, o Congresso e política nacional. Destaca-se também os
movimentos sociais: rurais e urbanos que refletiam a frustração de grande parte
da sociedade brasileira com a política implementada pela sociedade brasileira.
Atividades
Releia
o conteúdo Brasil na Primeira República e responda as questões do Enem e
vestibular (p. 38-39)
Pesquise
no conteúdo (p. 28-32), assista o vídeo aula Descomplica - 5 Movimentos Sociais
na República Velha, no link https://www.youtube.com/watch?v=fN1nv4BUEDA
Elabore
um quadro explicativo sobre os movimentos sociais na Primeira República (p.
28-32), destacando de cada movimento:
- Nome do movimento
- Quando e onde ocorreu
- Liderança do movimento
- Motivação do movimento.
- Camada social que participou do movimento.
- Como terminou o movimento.
O
Ceará na primeira República
Veja o
vídeo: Ceará, Nossa História, Nossa Gente: a oligarquia comandada por Nogueira
Accioly https://www.youtube.com/watch?v=Q4umIO8OJ_Q
Leia:
A Sedição de Juazeiro http://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/verbetes/primeira-republica/SEDI%C3%87%C3%83O%20DE%20JUAZEIRO.pdf
Veja
também esses sites sobre o conteúdo estudado e resolva as atividades:
Revisão
ENEM - História: Primeira República – Descomplica https://www.youtube.com/watch?v=iqBDXW76uyk
Exercícios
- República Velha https://www.infoescola.com/historia-do-brasil/republica-velha/exercicios/
Questões
sobre Movimentos Sociais na Primeira República – Descomplica https://descomplica.com.br/artigo/questoes-sobre-movimentos-sociais-na-primeira-republica/43P/
Série: 3º A e C
Disciplina: Filosofia
Revisão de conteúdo do livro didático –
Filosofia: Experiência do pensamento. Sílvio Galo.
Conteúdo:
Poder e política
Descrição:
Considerando
que as relações entre os seres humanos são correlações de forças, relações de
poder, e que é o poder que possibilita a política, é necessário compreender
essa relação entre poder e política.
Atividade
Releitura
do conteúdo mencionado acima e resumo dos principais pontos partindo da (página
190 a 201)
Links
com textos sobre o assunto:
Estes
links ajudarão a tirar dúvidas sobre o conteúdo, a atividade proposta ajudará
vocês nas aulas e nas avaliações internas e externas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário