domingo, 29 de março de 2020

Professor Chagas - Atividades de História e Filosofia

Série: 1º A e B

Disciplina: História

Revisão de conteúdo do livro didático – História: das cavernas ao terceiro milênio. Patrícia Ramos Braick e Myriam Becho Mota.

Conteúdo: Os primeiros passos da humanidade (p. 22-36)

Descrição:

O conteúdo aborda as teorias e controversas acerca da origem do homem, as etapas da evolução biológica humana e a polêmica entre criacionistas e evolucionistas.
Além disso, aborda-se a origem do homem americano e os estabelecimentos humanos mais antigos do continente, apresentando as principais explicações elaboradas pelos estudiosos e  alguns debates em torno dessas questões.

Sugestão: visitar a Fundação Museu do Homem Americano – Fumdham

Atividades

Estude o conteúdo e responda as questões (p. 40-41)

Leia o texto abaixo:

As investigações arqueológicas realizadas em território brasileiro tem contribuído com novos dados sobre a origem do homem na América, questionando teorias anteriormente estabelecidas. As semelhanças físicas entre Luzia e os povos e os povos africanos e australianos, e as descobertas de Niède Guidon no Piauí, são dois exemplos importantes.
Pesquise nas páginas (31-33), visite a Fundação Museu do Homem Americano – Fumdham e responda questão abaixo.


Identifique em quais aspectos essas descobertas questionam as teorias anteriores.
Veja também o vídeo:

A Revolução Neolítica: O Domínio da Agricultura e Pecuária https://www.youtube.com/watch?v=trxtcdsbbFo



Série: 2º A, B e C


Disciplina: História

Revisão de conteúdo do livro didático – História: das cavernas ao terceiro milênio. Patrícia Ramos Braick e Myriam Becho Mota.

Conteúdo: A colonização portuguesa na América (p. 30-41)

Descrição:

O conteúdo apresenta um panorama dos povos que habitavam o atual território brasileiro antes da chegada dos portugueses, com destaque aos povos tupi.
Aborda a chegada dos europeus, as primeiras atividades desenvolvidas pelos colonizadores e a implementação do aparato administrativo do Estado português.
Ao longo do conteúdo os alunos encontrarão diversos elementos para refletir sobre os impactos do contato entre indígenas e europeus nessas terras, vindo a contribuir para a valorização da pluralidade cultural, da tolerância e do respeito às diferenças.

Atividades

Elabore um resumo dos seguintes subconteúdos:
  • Antes dos portugueses: os povos tupi (p. 31)
  • Os portugueses na América (p. 34)


Pesquise no link abaixo sobre os povos indígenas no Ceará.

Identifique e nomeie os povos indígenas que habitam o território cearense, em que cidades estão aldeados, como vivem e quais desses povos conseguiram a regularização das demarcações de suas terras.

Veja também os seguintes vídeos:
Índios - A Invenção do Ceará - bloco 01 https://www.youtube.com/watch?v=s5uXOlHAfzA
Índios - A Invenção do Ceará - bloco 02 https://www.youtube.com/watch?v=EvnPdh7e5eI



Série: 3º A, B, C e D


Disciplina: História

Revisão de conteúdo do livro didático – História: das cavernas ao terceiro milênio. Patrícia Ramos Braick e Myriam Becho Mota.
Conteúdo: Brasil na Primeira República (p. 18-35)

Descrição: 

O conteúdo aborda a primeira fase do regime republicano no Brasil, um período marcado por duas tendências distintas, que expressavam situações de mudança e permanência. No plano econômico ocorriam desenvolvimento das industrias de bens de consumo, estimulado pela política de substituição de importações e a crescente urbanização. No plano político e institucional, a oligarquia agrária, sustentada pela riqueza da atividade cafeeira, que tentava garantir o controle, manipulando eleições, o Congresso e política nacional. Destaca-se também os movimentos sociais: rurais e urbanos que refletiam a frustração de grande parte da sociedade brasileira com a política implementada pela sociedade brasileira.


Atividades

Releia o conteúdo Brasil na Primeira República e responda as questões do Enem e vestibular (p. 38-39)

Pesquise no conteúdo (p. 28-32), assista o vídeo aula Descomplica - 5 Movimentos Sociais na República Velha,  no link https://www.youtube.com/watch?v=fN1nv4BUEDA

Elabore um quadro explicativo sobre os movimentos sociais na Primeira República (p. 28-32), destacando de cada movimento:
  • Nome do movimento
  • Quando e onde ocorreu
  • Liderança do movimento
  • Motivação do movimento.
  • Camada social que participou do movimento.
  • Como terminou o movimento.

O Ceará na primeira República

Veja o vídeo: Ceará, Nossa História, Nossa Gente: a oligarquia comandada por Nogueira Accioly https://www.youtube.com/watch?v=Q4umIO8OJ_Q


Veja também esses sites sobre o conteúdo estudado e resolva as atividades:

Revisão ENEM - História: Primeira República – Descomplica https://www.youtube.com/watch?v=iqBDXW76uyk


Questões sobre Movimentos Sociais na Primeira República – Descomplica https://descomplica.com.br/artigo/questoes-sobre-movimentos-sociais-na-primeira-republica/43P/



Série: 3º A e C 


Disciplina: Filosofia

Revisão de conteúdo do livro didático – Filosofia: Experiência do pensamento. Sílvio Galo.

Conteúdo:  Poder e política

Descrição:

Considerando que as relações entre os seres humanos são correlações de forças, relações de poder, e que é o poder que possibilita a política, é necessário compreender essa relação entre poder e política.

Atividade

Releitura do conteúdo mencionado acima e resumo dos principais pontos partindo da (página 190 a 201)

Links com textos sobre o assunto:




Estes links ajudarão a tirar dúvidas sobre o conteúdo, a atividade proposta ajudará vocês nas aulas e nas avaliações internas e externas.

Nenhum comentário: