segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

PACTO - 10º Encontro - O sentido da formação humana integral

Reflexão e ação

        Leia atentamente o quadro abaixo
   FINALIDADES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

– Propiciar o desenvolvimento físico, intelec-
tual, social e emocional do educando, tendo
em vista a construção de sua autonomia int-
electual e moral;
– Possibilitar o desenvolvimento das capaci-
dades de comunicação, por meio das difer-
entes linguagens e das formas de expressão
individual e grupal;
– Incentivar o gosto pela aprendizagem, pela
investigação, pelo conhecimento, pelo novo;
– Exercitar o pensamento crítico, por meio
do aprimoramento do raciocínio lógico, da
criatividade, e da superação de desafios;
– Estimular o desenvolvimento psicomotor,
as habilidades física, motora e as diferentes
destrezas;
– Propiciar o domínio de conhecimentos
científicos básicos, nas diferentes áreas,
tais como: Matemática, Língua Portuguesa,
História, Geografia, Biologia, Física, Quími-
ca, Sociologia, Filosofia, Educação Artística
e Educação Física;
– Favorecer a sociabilização, isto é, a
produção da identidade e da diferenciação
cultural, mediante a localização de si próprio
como sujeito, da participação efetiva na so-
ciedade e da localização espaço-temporal e
sociocultural.
FONTE: SILVA, M. R. et al. Planejamento e tra-
balho coletivo. Coletânea Gestão da Escola Públi-
ca. Curitiba: UFPR, 2005.

        Que relações você estabelece entre es-
sas “finalidades” e o que é praticado nas esco-
las, considerando sua experiência como aluno e
como professor?

        Refletir: essas finalidades não são “dis-
ciplinares”, mas emergem da contribuição que
cada disciplina, cada área, cada experiência vivi-
da dentro e fora da escola oferece no processo
formativo ao longo da vida. Em vista dessa con-
sideração, escreva um texto no qual você evi-
dencie as contribuições do que você ensina para
o desenvolvimento da autonomia intelectual e
moral de seus alunos.

                                                Pacto Nacional Pelo Fortalecimento do Ensino Médio
                        Caderno III O currículo do ensino médio, seus sujeitos e o desafio da formação                                   humana integral

10 comentários:

Anônimo disse...

As relações das finalidades na Educação Física devem trabalhar os alunos como um ser social, emocional e físico. Não se pode trabalhá-lhos como se fossem uma unidade de músculos e ossos. É necessário analisar suas atitudes e emoções com eles e para eles.

Professora Deise

Anônimo disse...

O ensino de Língua Portuguesa é de suma importância para o pleno desenvolvimento do educando. Aulas que priorizam as competências leitores e de escrita contribuem em muito para o aluno desenvolver sua formação cidadã. Assim sendo, procuro constantemente trabalhar a leitura de diversos gêneros textuais e seus propósitos comunicativos. Dessa forma, é mais fácil inserir o ensino de gramática conforme a estrutura e linguagem do gênero em pauta. Também o ensino das correntes literárias e sua relação com a sociedade da época, amplia o repertório cultural do aluno, tornando-o mais crítico e engajado às mudanças sócio-culturais. Assim sendo, busco orientar os alunos a adquirirem gosto pela leitura a fim de ampliar o conhecimento do mundo passado e presente. Uma vez compreendido a importância real do ensino de Língua Portuguesa, o desenvolvimento do Educando se efetivará. Espero que um dia possamos vivenciar essa realidade de forma constante e consciente nas nossas escolas da Educação Básica.

Professor Raimundo Sousa

Jorge Geo disse...

Num mundo globalizado em que as informações chegam quase imediatas é necessário preparar nossos alunos a serem autônomos e críticos, buscarem novos conhecimentos, desenvolver o gosto pelas descobertas e estudo. É preciso que o aluno entenda que tudo que ele aprende em algum momento da vida ele pode usar e tudo que deixa de aprender pode um dia lhe fazer falta. Desenvolver a cultura da tolerância ao diferente e saber respeitar os demais.

Anônimo disse...

O processo de ensino-aprendizagem requer dedicação e preocupação por todas as partes que compreendem esse processo.A formação do educando irá proṕorcionar o mesmo a percepção do mundo que está a sua volta. A disciplina de História e Filosofia compreendem essa formação, tornando o indivíduo um ser crítico, que percebe a sociedade a qual ele está inserido, que pode a partir mudar as realidades existentes. A contribuição na formação do educando parte do professor, sendo assim, a compreensão e a valorização da(s) disciplina(s) e o modo como o professor faz o uso desses conhecimentos é fundamental. Professor Ronald Felipe

Anônimo disse...

A aprendizagem a abordada em física, retrata teoria e pratica que vivenciamos no nosso cotidiano e desperta o censo crítico do nosso aluno no seu dia-a-dia.
Prof. Renato Silva

Anônimo disse...

Torna-se fácil relacionar a vida do alunado com os conteúdos ministrados em língua portuguesa, já que os textos trabalhados remetem ao cotidiano do aluno. Além disso, os debates motivados pela leitura de determinado texto polêmico, nos permite abordar certos assuntos que são inerentes a formação do cidadão.
professor: Álamo Francys Medeiros da Silva

Anônimo disse...

Incentivar o gosto pela apredizagem, pela investigação,pelo conhecimento é uma constante postura de todos os professores. Buscar e desenvolver as finalidades, além de estar sempre procurando aprimorá-las para que o aluno possa utilizá-las no seu dia a dia.

Jorge Caminha

Anônimo disse...

Busco com minhas disciplinas(Inglês e Espanhol), que os alunos conheçam um pouco mais sobre a cultura de outros países como também que eles percebam a importância e a utilidade das mesmas em seu cotidiano.

Professoe: Germano Pascoal

Anônimo disse...

O conhecimento que adquirimos ao longo da vida,é essencial para compreendermos o mundo,os outros e a nós mesmos. Neste sentido, todas as áreas do conhecimento contribuem para nossa formação direta ou indiretamente. Sendo assim, a Língua Portuguesa desempenha funções primordiais para ampliar o conhecimento de mundo, levando em consideração tudo aquilo que é produzido.

Professora: Adriana Silva

Anônimo disse...

O ensino de biologia é de grande relevância para contribuir em um bom desenvolvimento do educando,pois estar inserida em seu dia a dia,sua qualidade de vida é de suma importancia em sua formação cidadã como também relações ecológicas,saúde.Enfim,compreendo e sendo compriendido em seu contexto como um todo.

SUZANA LIBERATO DSA SILVA.