Governo do Estado do Ceará
Secretaria de Educação
Coordenadora Regional de Desenvolvimento da Educação – 10ª CREDE – Russas
Núcleo Regional de Desenvolvimento da Escola – NRDES
ROTEIRO DE AULA PRÁTICA DO LEC
Professor Coordenador: Eliel
Disciplina: Matemática
Professor das turmas: Eliel
Período: Mês 06/2020
Turmas: 2º A, 2º B, 2º C e 1º A
Nome da prática: Desafio da Lâmpada
OBJETIVO:
Através de brincadeira despertar no aluno o interesse pelo raciocínio lógico: quanto às habilidades que podem ser
mobilizadas, estão: percepção; atenção; concentração; estabelecimento de estratégias.
MATERIAL UTILIZADO:
Papel, lápis, borracha e caneta.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:
O desafio é o seguinte: você está em uma sala fechada, que contém três interruptores. Do outro lado da porta, há
um corredor e, no final, outra porta. Essa outra porta leva a uma sala que contém uma lâmpada. O esquema pode
ser visto na figura abaixo:
O desafio é descobrir qual dos interruptores acende a lâmpada, sendo que só é possível ir até a sala da
lâmpada uma vez. Não há nenhuma possibilidade de enxergar a outra sala: quando uma porta abre, a outra fecha.
Também não é possível olhar por debaixo das portas. A resposta depende apenas da lógica.
Será atribuída uma nota para cada participação. A resposta dada pelo aluno deve ser comentada nesta postagem do blog e o mesmo tem que identificar-se, colocando o seu nome e a série em que estuda ou enviar para o WhatsApp do professor.
Boa sorte!
3 comentários:
A lâmpada está apagada e quente: logo, o interruptor correto é o primeiro...
Aluno: Yuri Davi Pereira de Oliveira
Série: 2ºano "B"
O interruptor correto é o 2, pois é o do meio e deixara a lâmpada com temperatura constante.
aluna:Francisca Jucilene da Silva Almeida
série : 1 ano A
Essa escola é show de bola em desenvolvimento estudantil .🤗🤗🤗
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