Trabalhar a cultura antirracista, principalmente na seara escolar, é uma oportunidade profícua de fomentarmos pensamentos e práticas que culminem em horizontes mais auspiciosos de consciência crítica em que a liberdade seja o primeiro passo de fato para nos tornarmos livres, como nos coloca a filósofa alemã Hannah Arendt.
No esteio da
educação, o Laboratório Educacional de Informática (LEI) da EEMTI Manuel Sátiro
propõe neste mês de março em que celebramos o Dia Internacional da Mulher
(08/03), o Dia Mundial da Poesia (21/03) e o da Data Magna (25/03) no Ceará a
leitura de mundo crítica de poemas afro-brasileiros, bem como a compreensão do
contexto histórico e cultural de como a “Terra da Luz” passou a ser no século
XIX a primeira província do Brasil a libertar os escravizados através do
documentário sobre Francisco José do Nascimento, o “Dragão do Mar”.
Produzam um breve comentário, a partir dos textos e vídeo apreciados, que evidencie a sua interpretação crítica da relevância da cultura antirracista em nossas escolas como meio para nos conduzir a uma consciência libérrima a fim de que os grilhões do preconceito e da opressão não encontrem abrigo nem em nosso ser e nem em nossas atitudes.
- Poemas
O Navio Negreiro,
de Castro Alves
Link: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000068.pdf
Vozes-Mulheres, de
Conceição Evaristo
Link: http://www.letras.ufmg.br/literafro/24-textos-das-autoras/923-conceicao-evaristo-vozes-mulheres
- Documentário
“Perfil – Dragão do
Mar e a história da abolição no Ceará”, da Assembleia Legislativa do Estado
Ceará (ALECE)
36 comentários:
❤️👏🏽👏🏽 Mansat em defesa da liberdade como sempre ...
Ter uma educação antiracista é fundamental, porque ela ajuda a desconstruir preconceitos enraizados na sociedade, promovendo igualdade, respeito e justiça social.
nome:Ana Paulina série:2 C
Para termos conhecimento sobre como o que é o preconceito e como prevenir esse tipo de ação futuramente.
Nome: José Henrique 2º Ano C
Porque sempre é importante respeitar pessoas negras, e é bom orientar outras pessoas sobre os desrespeito e preconceitos .
Nome: Daniele Nogueira
Turma: 2 ano B
É importante para saber que o preconceito racial é extremamente errado e incorreto.
Nome: Vinicio Edilson 2º Ano C
A educação antirracista é importante, porque ajuda a construir uma sociedade mais justa e inclusiva, valorizando a diversidade e combatendo o preconceito.
Nome: Kétilla Vitória Silva Oliveira
Série: 2 Ano ''C''
É importante combater a violência racial e o preconceito.
Francisca Mikaelle da Silva - 2} Ano B
Ideal é reconhecer a luta dos negros na historia do mundo inteiro, saber de suas dores, do tanto de racismo e assassinato que já ocorreu apenas por conta de uma pele que possui uns porcentos de melanina a mais. Importante reconhecer que temos por DEVER e por lei respeitar eles, pois somos iguais, independente da cor, gênero, orientação sexual e origem.
nome: Stefane Gislane Pereira da Silva
série: 2 ano A
A cerca do racismo, no Brasil é algo bem claro e evidente, por isso, acho importante tratar deste assunto, principalmente nos dias atuais com o uso das redes sociais.Se tornou ''comum'' ver comentários de mal gosto em redes sociais.
(Eduardo leandro lima leitão, 2 ano A)
TER UMA EDUCAÇÃO ANTIRACISTA É FUNDAMENTAL PARA TERMOS CONHECIMENTO SOBRE OQUE É O RACISMO É SABER COMO PREVINIR ESSE TIPO DE ATO NO FUTURO.
NOME:JOAO PEDRO MAIA ROCHA
2 ANO A
Acho que devemos sempre parar para repensar no nosso passado, afinal... essa é nossa história/marco, a violência racial é algo sério e que não deve ser levado na brincadeira (como alguns fazem...) devemos além de respeitar, devemos reconhecer feitos e marcos sem desrrespeitar a próxima pessoa independente da cor, gênero e etc. o nosso ceará (a terra da luz) tem o marco de ser o primeiro a abolir a escravidão dos escravos e isso é algo de se ter orgulho e que com toda e qualquer certeza é um grande marco para nós.
George Guilherme Soares Oliveira 2 A.
Necessário conscientizar no meio da educação que o mais importante é ter respeito ao próximo, não descriminar uma pessoa por apenas ser negra. Devemos respeitar a história de cada ser humano, pois não sabemos o quão deve ser difícil a vida desta.
Nome: Ryan da Silva Barreto
Série: 2 ano A
O racismo é algo evidente no Brasil, principalmente nos dias atuais, por isso é importante conhecer a historia da luta dos negros, e além de ser lei, temos o dever de trata-los com respeito e igualdade.
Nome: Carlos Augusto Gomes Filho
Série: 2 ano A
A conscientização antirracista é um passo fundamental para construirmos uma sociedade mais justa e igualitária. Como aluno, percebo que o racismo não está apenas nos atos violentos, mas também nas pequenas atitudes do dia a dia, que muitas vezes passam despercebidas. Aprendi que, para combater o racismo, é preciso questionar e refletir sobre nossos próprios preconceitos, além de ouvir e respeitar as experiências de pessoas negras. A educação é uma ferramenta poderosa, pois ao aprendermos sobre a história e a cultura afro-brasileira, conseguimos entender melhor as desigualdades e trabalhar para superá-las. O mais importante é agir, seja no ambiente escolar, em casa ou na rua, sempre com respeito, empatia e solidariedade.
Nome: Stefane Gislane Pereira da Silva
Série: 2 ano A
Nos dias atuais o racismo tem sido algo comum no Brasil e nas redes sociais, por isso a importancia de conscientizar a população a respeito disso, ensinar a repeitar igualmente todos independente da cor da pele.
Nome: Pablo Rian Lopes Cunha
Série: 2 ano A
2: A
A conscientização antirracista é um passo fundamental para construirmos uma sociedade mais justa e igualitária. Como aluno, percebo que o racismo não está apenas nos atos violentos, mas também nas pequenas atitudes do dia a dia, que muitas vezes passam despercebidas. Aprendi que, para combater o racismo, é preciso questionar e refletir sobre nossos próprios preconceitos, além de ouvir e respeitar as experiências de pessoas negras. A educação é uma ferramenta poderosa, pois ao aprendermos sobre a história e a cultura afro-brasileira, conseguimos entender melhor as desigualdades e trabalhar para superá-las. O mais importante é agir, seja no ambiente escolar, em casa ou na rua, sempre com respeito, empatia e solidariedade. pedro kaue da silva carvalho 2c
e importante respeitar a todos independente da cor delas
nome:Guilherme Yago de Oliveira Silva
Dragão do Mar, foi um jangadeiro e abolicionista cearense que liderou uma greve em 1881, recusando-se a transportar escravos para navios negreiros no porto de Fortaleza. Sua ação foi decisiva para a abolição da escravidão no Ceará em 1884, quatro anos antes da Lei Áurea.Sua luta reforça a importância do Dia da Consciência Negra, realizado em 20 de novembro.
nome:ana paulina silva do carmo
série: 2º C
e importante respeitar a todos independente da cor delas
nome:Guilherme Yago de Oliveira Silva 2 Ano c
A Consciência Negra, por sua vez, é um conceito que envolve a valorização da identidade, história e cultura afrodescendente, além da luta contra o racismo e as desigualdades raciais. No Brasil, ela é especialmente celebrada em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, data que marca a morte de Zumbi dos Palmares, outro ícone da resistência negra.
Nome:maria clarice silva pinheiro
serie:2 ano c
A educação antirracista é importante, porque ajuda a construir uma sociedade mais justa e inclusiva, valorizando a diversidade e combatendo o preconceito.
Nome: Ana Rosa da Silva
Série: 2 Ano ''C''
A educação antirracista é importante, porque ajuda a construir uma sociedade mais justa e inclusiva, valorizando a diversidade e combatendo o preconceito.
Nome: Paulo Ryan
Série: 2 Ano ''D''
A conscientização antirracista é um passo fundamental para construirmos uma sociedade mais justa e igualitária. Como aluno, percebo que o racismo não está apenas nos atos violentos, mas também nas pequenas atitudes do dia a dia, que muitas vezes passam despercebidas. Aprendi que, para combater o racismo, é preciso questionar e refletir sobre nossos próprios preconceitos, além de ouvir e respeitar as experiências de pessoas negras. A educação é uma ferramenta poderosa, pois ao aprendermos sobre a história e a cultura afro-brasileira, conseguimos entender melhor as desigualdades e trabalhar para superá-las. O mais importante é agir, seja no ambiente escolar, em casa ou na rua, sempre com respeito, empatia e solidariedade. nome;Gil Gleidson serie; 2 'D'
OII GATINHA KAKAKAKA
A educação antirracista é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Ela busca desconstruir preconceitos e estereótipos raciais, promovendo a valorização da diversidade étnico-racial. Ao incentivar a reflexão crítica sobre as desigualdades históricas e sociais, esse tipo de educação ajuda a formar cidadãos conscientes e comprometidos com a luta contra o racismo.
Nome: Davyd
2 ano "D"
na aula de hoje estudamos sobre a história das pessoas escravizadas no Ceará, é de extrema importancia estudarmos sobres os ocorridos para entender como afetam o presente e como encerrar as linhas de pensamento preconceituosas do passado de nossa história. É de suma importancia reconhecer as lutas e resiliencia dos povos africanos, valorizar seus costumes e cultura afim de promover uma sociedade mais igualitária e livre de preconceitos.
comentário por: Allan Rodrigues, Nayane Oliveira e Yoly Wysly 2D.
A conscientização negra é um processo de empoderamento e valorização da história, cultura e identidade da população negra. Ela busca resgatar e destacar a importância dos negros na formação social, política e econômica do Brasil e do mundo. Através da reflexão sobre a luta contra o racismo e a discriminação, esse movimento promove a construção de uma sociedade mais igualitária e justa.
Nome: Matthew
Série: 2 Ano "D"
Os textos de Castro Alves e Conceição Evaristo, junto com o documentário sobre o Dragão do Mar, evidenciam a luta contra a opressão e a importância de resgatar a memória histórica dos povos negros. A cultura antirracista nas escolas é fundamental para que as gerações futuras compreendam o legado de resistência e a necessidade de erradicar o preconceito. Ao promover essa educação, cultivamos uma consciência liberta, onde os grilhões da discriminação não encontram espaço. A escola, como espaço de formação, tem o poder de transformar atitudes e gerar mudanças duradouras na sociedade. Assim, a implementação dessa cultura é uma ferramenta essencial para a construção de um futuro mais igualitário e justo.
Nome: Kayo Mikael Da Silva
Série: 2 Ano ''D'
evemos sempre parar para repensar no nosso passado, afinal... essa é nossa história/marco, a violência racial é algo sério e que não deve ser levado na brincadeira (como alguns fazem...) devemos além de respeitar, devemos reconhecer feitos e marcos sem desrrespeitar a próxima pessoa independente da cor, gênero e etc. o nosso ceará (a terra da luz) tem o marco de ser o primeiro a abolir a escravidão dos escravos e isso é algo de se ter orgulho e que com toda e qualquer certeza é um grande marco para nós, Consciência Negra, por sua vez, é um conceito que envolve a valorização da identidade, história e cultura afrodescendente, além da luta contra o racismo e as desigualdades raciais. No Brasil, ela é especialmente celebrada em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, data que marca a morte de Zumbi dos Palmares, outro ícone da resistência negra.
Nome:Raimundo Moreira Serie:2 'D'
O "Dagrao do Mar" é uma figura interessante, pois mistura elementos de mitologia e da cultura popular de algumas regiões litorâneas. Ele reflete o fascínio e o medo que o mar sempre causou nas pessoas, especialmente em tempos antigos, quando os navegantes não tinham o conhecimento ou a tecnologia para entender os mistérios das águas profundas. Essa criatura, com seus poderes sobrenaturais, é uma forma de personificar os perigos que o mar representa, como tempestades, ventos fortes e outros fenômenos naturais imprevisíveis
NOME: Ruan 2D
chat?
Francisco José do Nascimento, o Dragão do Mar, foi um jangadeiro líder do movimento abolicionista no Ceará. Em 1881, recusou-se a transportar escravizados no porto de Fortaleza, enfraquecendo o tráfico negreiro. Seu ato ajudou o Ceará a se tornar a primeira província a abolir a escravidão em 1884, antes da Lei Áurea.
nome: marcos
turma: 2 D
Os textos de Castro Alves e Conceição Evaristo, junto com o documentário sobre o Dragão do Mar, evidenciam a luta contra a opressão e a importância de resgatar a memória histórica dos povos negros. A cultura antirracista nas escolas é fundamental para que as gerações futuras compreendam o legado de resistência e a necessidade de erradicar o preconceito. Ao promover essa educação, vamos ir em frente.
aluno: marcos
turma: 2 D
o Dragão do Mar, ou Chico da Matilde, que foi um cara muito importante na luta contra a escravidão no Ceará. Ele liderava os jangadeiros e decidiu que não iria mais transportar escravizados para os navios negreiros. Esse ato foi um marco e ajudou a fortalecer o movimento abolicionista.
A história dele é cheia de coragem e mostra como ele deu voz à resistência naquela época.
A sociedade cresce em cima da cultura, justamente a nossa cultura que veio de um racismo estrutural. Resolver vai ser difícil, mas não impossível
Postar um comentário