terça-feira, 13 de agosto de 2024

LINGUAGENS - ENEM

 ATIVIDADE - 3º "A" e "B"📚📖

Aparência e essência: a eterna dicotomia que modula a formação da identidade de cada indivíduo. Nossas relações sociais possuem caráter influenciador na construção de nosso ser. Mas até que ponto eu guio meu comportamento pelo que eu sou, mostrando meu cerne pessoal ou até que medida protagonizo meu papel social através daquilo que aparento aos olhos de outrem.

No conto "O Espelho" de Machado de Assis, percebemos a alegorização desta perspectiva filosófica, quando a personagem central, Jacobina, vai deixando aos poucos a sua essência esmaecer para dar lugar a toda a representatividade que sua farda impõe. A personagem protagonista vivencia o dilema do ser ou aparentar diante de uma sociedade de máscaras.

Faça a leitura do conto em questão e teça um comentário, mostrando sua visão sobre o império das aparências em nossa sociedade.

Link do conto: 

http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000240.pdf


Um comentário:

Clarissa Bessa disse...

As aparências na sociedade atual se tornou algo mais importante que o próprio caráter, entretanto, o principal deveria ser a essência das pessoas. A doença da contemporaneidade é a ansiedade e depressão, mas acredito que esse fator se dá em sua maioria por conta das aparências que a sociedade impõe, fazendo com que as pessoas adotem uma aparência e comportamentos que não condizem com o ser da pessoa em si.

Clarissa Bessa de Lima 3° A