quarta-feira, 26 de maio de 2021

Escola Manuel Sátiro: 91 anos integrando conhecimento, compartilhando aprendizagem e conectando vidas



Aprendizagem, ensino, planejamento, descoberta, conhecimento... palavras do universo escolar. Perspectivas de futuro pactuadas no trabalho de quem ensina e na dedicação de quem aprende. Isto é a ESCOLA. Lugar de olhar visionário que reflete a cada labuta diária a construção de pessoas, cuja pluralidade de potencialidades irá projetar as mais diversas profissões que irão compor o mosaico de nossa sociedade. É assim que pensamos este ambiente e é assim que há 91 anos a 
ESCOLA MANUEL SÁTIRO 
deixa sua marca indelével na história de Jaguaruana.


Infográfico MANSAT







Vídeo MANSAT



Momento de Homenagear

Juntos construímos a Educação de Jaguaruana e fazemos História!!! Você que fez ou faz parte da vida institucional da escola Manuel Sátiro faça a sua homenagem através de um comentário de felicitação, mostrando a sua estima e respeito por este espaço em que sonhos são semeados e perspectivas de transformação social são plantadas. 

46 comentários:

Unknown disse...

É com imensa satisfação que faço parte desta história. Desde agosto de 2004 leciono neste educandário e assim construí amizades entre os colegas de profissão e alunos que passam a fazer parte de uma família, a família Mansat. Neste momento tão especial quero desejar a toda comunidade escolar minhas congratulações.

Professora Renata Silva

Unknown disse...

Parabéns a escola Manuel satiro pela sua história e o seu trabalho na educação de jaguaruana Parabéns a escola Manuel satiro pelo seus 91 anos de história e muito trabalho Parabéns os alunos e professores
Francisco lucas da silva 1b

Anônimo disse...

Como ex-aluna e ex-professora parabenizo a instituição Manuel Sátiro pelos 91 anos. A escola mãe, pois foi a primeira de Jaguaruana e muitos dos que estudaram nela hoje são professores, médicos e outros profissionais. Uma escola que inspira muito respeito!

Terezinha Rebouças

Anônimo disse...

Viver é uma aprendizagem, aprender é uma conquista e educar é uma missão. A escola Manuel Sátiro com seus 91 anos de existência é memória e história. Memória guardada na mente de quem lá estudou e/ou trabalhou e história, pois de seu tempo de fundação até os dias atuais sua trajetória se confunde com os acontecimentos de nossa cidade. Ter 91 anos é sinônimo de fortaleza, uma vez que somente os fortes conseguem se sobrepor ao julgo do tempo e permanecer vivo. Parabéns, escola Manuel Sátiro!!!

Kílvia - Professora de Língua Portuguesa da Escola Manuel Sátiro

Unknown disse...

Manuel sátiro a escola mais Antiga da cidade.Minha admiração por essa escola é grande pois é a escola da diferença aceitarmos todas e qualquer diferença Mansat muda vidas ❤😍
Tayane Emanuelle Rodrigues De Lima 2A

Unknown disse...

Pela primeira vez sou aluna manuel sátiro,e é com grande satisfação que parabenizo essa escola pelo seu belíssimo trabalho de ensino durante seus 91 anos de história, e é com muito orgulho e satisfação que estou fazendo parte desta instituição!parabéns escola manuel sátiro!

Ana Carla Correia da Silva,3 ano A

Unknown disse...

É uma escola muito boa

Marília disse...

Escola Manuel Sátiro 91 anos de història e conquistas na Educação de Jaguaruana. É com muita gratidão e alegria que faço parte desta història. Família MANSAT como carinhosamente chamamos pelas suas qualidades de escola acolhedora, com foco na aprendizagem dos nossos alunos, com equipe de profissionais capacitados e engajados, um bom clima escolar, gestão participativa, parceria com a família, projetos inovadores e incentivo ao protagonismo juvenil. Parabéns a toda comunidade escolar!

Marília de Oliveira Sousa
Diretora Escolar

Anônimo disse...

É com imenso prazer que falo ter íntegrado e me formado na primeira turma de ensino médio da Escola Manuel Sátiro.Respeito e agradecimento a todos os mestres da instituição que contribuíram com minha educação.Depois de passar quase toda a minha vida estudantil, nessa magnífica instituição, os meus sentimentos são de nostalgia,amor e gratidão.

Francisco Oliveira- Gastrônomo.

Unknown disse...

A Escola Manuel Sátiro me remete a tantas lembranças boas e felizes. Estudei de 1969 a 1970. À epoca só tinha o Ensino Fundamental. Tive professores maravilhosos e foi nesta escola que descobri minha vocação para o magistério. Dona Marinete Jaguaribe foi minha referência,meu espelho. Anos depois voltei como funcionária.Minha mãe também trabalhou como Aux. De Serviços Gerais até se aposentar.É uma escola onde passaram muitas gerações e com certeza, todos tem algo bom para dizer.91 anos de existência formando valores e com muito prazer posso dizer que faço parte dessa história. Parabéns aos gestores atuais que não medem esforços para tornar Manuel Sátiro uma escola importante para nossa cidade.Nossos jovens merecem.

Marcos Antônio Pereira Costa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Quero expressar minha gratidão aos professores e funcionários da E.E.M.Manuel Sátiro. Assim como o colega, Francisco Oliveira, pertenço a primeira turma de Ensino Médio desta instituição e fui o primeiro aluno de ensino médio da escola a ingressar na universidade. Atualmente, sou formado e pós graduado e devo isso a minha família e a escola, que estudei do Pré-escolar ao 3° Ano do Ensino Médio. Parabéns, Manuel Sátiro e muito obrigado!

Marcos Antônio Pereira Costa - Professor

Marcos Antônio Pereira Costa disse...

👏👏👏👏

Anônimo disse...

Escola Manuel Sátiro ,berço da educação jaguaruanense parabenizo pelos seus 91 anos de aprendizagens,experiências ,lutas,sucesso e acima de tudo transformando vidas!
A instituição é um símbolo da educação no nosso município e já marcou. marca e marcará a linha do tempo de muitos discentes que aderiram a escola Manuel Sátiro na sua trajetória educacional.
Felicito este importante momento dos seus 91 anos com muito orgulho ,respeito e amor por ter sido aluna e agora sou docente e sei a suma importância que a escola foi na minha vida e me transformou nas esferas educacional, social e pessoal.
Professora Teresa Gonzaga

Raimundo Cardoso disse...

É motivo de alegria ter uma pequena participação na linha do tempo da escola Manuel Sátiro. Sempre de braços abertos para atender toda a comunidade com atenção e afeto, Mansat é conhecida por sua empatia, por seu cuidado com o outro e por sua dinamicidade na realização de suas atividades educacionais. De fato, nossa escola tem um lugar muito especial na História de Jaguaruana e,ano após ano, essa História enriquece as histórias de todos aqueles que por ela já passaram, passam e passarão.

Unknown disse...

Essa e escola mais velha da cidade e também a q eu gosto mais,ela ta enterando 91 anos mais com certeza ela vai fucionar muitos mais.a escola e boa. Edson lima de oliveira 1B

P disse...

Estou muito grato em poder ter a chance de estudar em uma escola que marcou a vida de muitas pessoas ao longo da história de Jaguaruana, e com seus 91 anos de existência o que não posso negar de desejar é que ela continue proporcionando o que ela faz de melhor que é oferecendo conhecimento e aprendizado de forma leve, descontraída, organizada e inspiradora. Que a escola Mansat que já faz parte da família Jaguaruanense permaneça crescendo e mudando vidas, pois é um dos nossos maiores símbolos de uma escola que se faz como uma máquina de sonhos e um espaço que prepara jovens estudantes a terem um caráter de cidadão de bem, participantes e agentes de um sociedade do futuro.

#fabricadesonhos
#protagonismojovem
#famíliaMansat

Pedro Hagles Barros, 1° ano "B"

Valdineide Gonçalves disse...

Desde a minha mais temra infância, sonhava em estudar no Manuel Satiro. Finalmente em 1978 ingressei nessa escola onde fiquei por 4 anos. Vi a construção da quadra esportiva e tive maravilhosos professores tais com9: d. Maria do Carmo, Fernanda, Francisca Lemos ... e vivenciei momentos maravilhosos! Parabéns a essa escola que se mantém firme na educação do povo jaguaruanense.

Anônimo disse...

Minha gratidão à Escola Manuel Sátiro, desde 2004 como docente, tenho a alegria de fazer parte da história dessa instituição de ensino. Lembro o quão bem acolhido fui naquele momento e continuo sendo. Essa é uma das características da Escola Manuel Sátiro, acolhedora, inclusiva, afetiva e aberta ao diálogo à todos(as). E assim tem sido ao longo dos seus 91 anos, dedicados a educação e o bem-estar do outro, deixando sua marca registrada na memória e na história de todos(as) que tiveram e tem a satisfação de fazer parte dessa trajetória de sucesso. Parabéns Família Mansat.

Prof. Francisco das Chagas

Unknown disse...

Unknown26 de maio de 2021 23:26
A Escola Manuel Sátiro me remete a tantas lembranças boas e felizes. Estudei de 1969 a 1970. À epoca só tinha o Ensino Fundamental. Tive professores maravilhosos e foi nesta escola que descobri minha vocação para o magistério. Dona Marinete Jaguaribe foi minha referência,meu espelho. Anos depois voltei como funcionária.Minha mãe também trabalhou como Aux. De Serviços Gerais até se aposentar.É uma escola onde passaram muitas gerações e com certeza, todos tem algo bom para dizer.91 anos de existência formando valores e com muito prazer posso dizer que faço parte dessa história. Parabéns aos gestores atuais que não medem esforços para tornar Manuel Sátiro uma escola importante para nossa cidade.Nossos jovens merecem.

Maria Estenilda Oliveira (Professora)

Anônimo disse...

A escola em 1961 cedeu uma sala de aula e espaço para funcionar a 1ª série ginasial do Centro Educacional Cônego Agostinho, fui aluna desta turma.
Ao longo dos anos recebi um contrato da Rede Estadual como professora primária através da 8ª DERE hoje CREDE 10. Era lotada nesta escola, mas cedida para a escola Gerardo Correia Lima em 18/01/1982 através de um convênio Prefeitura e Estado. Terminado o convênio, a administração municipal junto à DERE e a SEC conseguiram com a Direção da Escola Estadual Manuel Sátiro que eu continuasse prestando serviços de educação na escola municipal até eu me aposentar.
Hoje sinto gratidão por esta Escola e por todos que aí estão e estiveram.
"Amor e Gratidão"!

Cleonice Alexandre

Unknown disse...

É com muito prazer que presto minha homenagem aos 91 anos da EEM Manuel Sátiro. Uma data que também marca longos anos de história de todos/as que fizeram e fazem parte dessa instituição. Minhas memórias são sempre de acolhimento e de respeito em todas as vezes que estive na escola. Parabéns, família Mansat!!

Lydyane Pinheiro - Crede10

Unknown disse...

Des de o começo que a escola MANUEL SÁTIRO me encantou,meu irmão estudou na escola,essa escola me trouxe riquezas.(amizades,aprendizado,sabedoria)e muito mais,estão todos de parabéns aos que trabalham nessa escola para um futuro melhor, já estou no último ano,e sem dúvida nenhuma vai me deixar saudades, VIVA 91 ANOS 👏👏

FERNANDA KELLY 3a

Valéria disse...

Olá, que alegria poder homenagear essa escola tão importante para história educacional da nossa cidade, Jaguaruana. São 91 anos de muito legado e participação na formação de nossos(as) jovens. É uma escola de acolhimento que sempre nos recebeu com muito amor e respeito. Na minha família, começamos com meu pai (Professor Joaquim) que trabalhou com muito zelo, responsabilidade e amor durante vários anos nessa escola, minha mãe que completou seu ensino fundamental na mesma, minha irmã (Renata) atualmente professora, e eu (Valéria) que tive a satisfação de iniciar meus passos na educação pública estadual nessa escola. O sentimento é de gratidão por tudo que a escola Manuel Sátiro nos proporcionou e ainda nos proporciona em sua caminhada vital na educação do nosso município.

Valéria Silva - Professora e
Coordenadora EEEP Francisca Rocha Silva

Unknown disse...

E com muita alegria poder homenagear,essa escola que faz parte da história de Jaguaruana,são 91anos de muito aprendizado, gratidão e respeito Manuel sátiro representa nosso compromisso com a sabedoria,
A 7 anos atrás foi aluna dessa escola que mim orgulho,e hoje voltei pra terminar com o apoio da direita que mim deu mais força para terminar..
Patricia Barbosa de Sousa

Unknown disse...

Patricia Barbosa de Sousa 3c

Anônimo disse...

Sou Marta Neiva, professora, hoje estou na coordenação da EEM Manuel Sátiro pela segunda vez e tenho um enorme prazer em dizer que minha trajetória por essa casa é beeem looongaa. Pois, já comecei a amar esse ambiente quando fui aluna fazendo parte da primeira turma de 5a série, permanecendo até a 7a série. Depois em 1998 retornei como profissional da educação compartilhando histórias com muitos jovens e colegas professores.
Aqui, foi e é meu maior aprendizado de vida, aqui dedico grande parte de minhas horas, energias e emoções. Sou imensamente grata a Deus por todos os dias ter a oportunidade de crescer com outros, de transformar e ser transformada em meio a um contexto diverso, desafiador, porém acolhedor.
Manuel Sátiro é história viva, atravessa gerações e as conduz não só para a universidade, mas para um protagonismo, que alcança cidadãos conscientes, pessoas mais humanas vislumbrando uma sociedade melhor, mais empática e solidária.

Parabéns! VOCÊ é uma potência.👏🏼👏🏼👏🏼
Orgulho de ser MANSAT!
Professora Marta Neiva

Leila Sátiro disse...

É com muito orgulho e satisfação que hoje venho parabenizar a Escola Manuel Sátiro pelos 91 anos de existência, que ao longo dos anos tem em seu papel fundamental socializar e democratizar o acesso ao conhecimento e promover a construção moral e ética nos seus alunos.
Parabéns aos docentes e coordenadores dessa instituição que reforçam em cada estudante a importância de coloca-se politicamente no mundo e de transformar seu meio com base na profissão que escolherem.
Um grande abraço, que Deus
abençoe a todos!
Leila Sátiro, neta do ilustríssimo
Manuel Sátiro

Unknown disse...

Sou Samuel Ezequias tenho muito orgulho de ser aluno mansat

Mayara Yane Lazaro - Ex- aluna e atual professora. disse...

91 anos da Escola Manuel Sátiro. Uma história construída dentro do município de Jaguaruana, cheia de sonhos, realizações, contribuições e conquistas. Sou muito feliz por ter feito parte dessa história como aluna e hoje continua-lá como professora. Feliz aniversário, Manuel Sátiro!

Unknown disse...

Tenho Muito Orgulho De Faser parte fa familha Mansat

Aluno: Samuel Ezequias

Unknown disse...

Com muita alegria que venho hoje parabenizar a escola manuel sátiro pelos 91 anos. Entre na escola no ano passado e os poucos meses que tive de aula presencial forão meses maravilhosos. Com muito orgunho sou aluna da escola manuel sátiro parabéns.....😘❤ juliana moreira da silva 2 b

Unknown disse...

OLÁ MEU NOME JOÃO EMANUEL PEREIRA SILVA 1 ANO B TENHO 15 ANOS E NÃO TENHO PALAVRAS PRA EXPLICAR QUANTO ESSA ESCOLA BATALHOU PRA CHEGAR ATÉ AQUI PARABÉNS PELOS SEUS 91 ANOS👏❤️ SOU MUITO GRATO POR FAZER PARTE DA FAMÍLIA MANUEL SÁTIRO.

Anônimo disse...

Parabéns a escola Manuel Sátiro pelos relevantes serviços prestados na educação de Jaguaruana.São 91 anos, bodas de pinheiro, cheio de história que se confunde com a história do nosso município. Me orgulho por fazer parte do quadro de professores dessa instituição educacional.

Anônimo disse...

Parabéns mansat por seus 91 anos .tenho orgulho de estudar nessa escola Maravilhosa. Só tenho que agradecer por estuda nessa escola.agradecer pelo interesse dos professores e da nossa diretora ,por sempre estarem ajudando agente. Obrigado povo mansat.

Francisca Jucilene da Silva Almeida 2° Ano A.

Unknown disse...

Parabéns é através da educação que abrimos o horizonte de nossas crianças futuro do nosso Brasil, temos orgulho da instituição levar o nome de nosso avó Manuel Sátiro ,filho de Jaguaruna . lise.satiro@gmail.com

Unknown disse...

Feliz por fazer parte dessa história como aluna e hoje como profissional. Parabéns à nossa pioneira da educação na cidade de Jaguaruana.

Anônimo disse...

Eu tenho muito orgulho de ter estudado nessa instituição. Fui colega de sala da professora Marta, fiz parte da primeira turma a concluir o fundamental.
Parabéns !

Rosvania

Unknown disse...

Tenho enorme gratidão e orgulho por fazer parte da escola Manuel sátiro, que formam grandes cidadãos e profissionais, agradeço não só a escola como a todos professores que estão sempre empenhado em busca da melhor educação para seus alunos... Yago Marcel

Unknown disse...

Parabéns �������� a Escola Manuel Sátiro. A Educação é o único caminho para um Brasil melhor.Temos orgulho da instituição levar o nome do nosso avó Manuel Sátiro filho de Jaguaruna .Lise Sátiro

Ana Claudia disse...

É muito gratificante fazer parte da história da Escola Manuel Sátiro, que se diferencia pelo compromisso com educação em todos os seus âmbitos, nossa escola acolhe e qualifica, quem passa a fazer parte desta instituição entra para uma grande família!

Professora Ana Claudia

Anônimo disse...


FALAR, DA ESCOLA MANUEL SÁTIRO É ALGO MUITO FÁCIL!MAS AO MESMO TEMPO MUITO PROFUNDO!!A ESCOLA MANUEL SÁTIRO SEMPRE FOI MINHA PAIXÃO!MEU AMOR ANTIGO!LEMBRO COMO SE FOSSE HOJE,O ORGULHO QUE TINHA AO VESTIR O FARDAMENTO PARA IR ESTUDAR LÁ!!OS DESFILES DE 7 DE SETEMBRO! ERA MEU SONHO LEVAR UMA DAQUELAS BANDEIRAS!!!LÁ ESTUDEI TODO MEU ENSINO FUNDAMENTAL!COMO FIQUEI TRISTE QUANDO TIVE QUE SAIR DE LÁ!POIS HAVIA TERMINADO MEU ENSINO FUNDAMENTAL(8º SÉRIE) E TERIA QUE IR PARA OUTRA ESCOLA QUE TIVESSE ENSINO MÉDIO!!FIZ ENSINO MÉDIO,FACULDADE,MAS NEM UMA DELAS MUDOU ESSE AMOR!!!ATUALMENTE SOU SUA FUNCIONÁRIA!!!QUEM DIRIA HEIN MANUEL SÁTIRO!!!HOJE, EU DIRIA MANUEL SÁTIRO,QUE VOÇÊ É AQUELE TIPO DE ESCOLA CITADA POR RUBEM ALVES!!UMA ESCOLA QUE É ASAS!!!OU SEJA ELA EXISTE PARA DAR CORAGEM AOS PÁSSAROS DE VOAR.PORQUÊ O VÔO JÁ NASCEM DENTRO DOS PÁSSAROS!!
E NOS SEU 91 ANOS ALÉM DE LHE DESEJAR,FELICIDADES,ETERNOS ANOS DE VIDA!!QUE SEU MAIOR PRESENTE SEJA DE CONTINUAR COM MUITA LUZ E FOMENTAR CADA VEZ MAIS ALUNOS COM CORAGEM PARA VOAR,CRESCER!!POIS A CAPACIDADE DO VÔO ELES JÁ TÊM! SÓ PRECISAM DESCOBRIREM!!

EX-ALUNA E PROFESSORA REGENTE DA SALA DE MULTIMEIOS ESCOLA MANUEL SÁTIRO-JAGUARUANA/CE

Anônimo disse...


SUZANA LIBERATO

Eliana Batista disse...

Nesta escola tive o prazer de iniciar minhas atividades profissionais. Tive experiências muito gratificantes e fiz muitos amigos. Parabéns, Escola Manuel Sátiro! Parabéns a todos que fazem essa escola que vem contribuindo para a educação de muitos jaguaruanenses. Um forte abraço a todos!

Unknown disse...

Tenho o prazer de fazer parte da história da Escola Manuel Sátiro, como Superintendente Escolar, acompanhando o trabalho dessa atual gestão comprometida com o futuro de muitos jovens jaguaruanenses. Parabenizar a toda comunidade escolar, pela dedicação e responsabilidade em proporcionar uma educação de qualidade para os nossos jovens cearenses.

Maria Conceição da Silva Araújo(Concinha)
CREDE 10

Unknown disse...

Eu tenho o prazer de estar nessa escola muito boa