quarta-feira, 21 de abril de 2021

Foco no ENEM - Abril







Cecília Meireles criou uma poesia reflexiva a partir de suas próprias experiências. Esta poeta nos faz pensar sobre a transitoriedade da vida, o tempo, o amor, o infinito, a criação artística e a natureza de uma forma magistral, assim como fazem os professores. Ela foi professora e como tal nos mostra o caminho para o questionamento e a compreensão do mundo, deixando aflorar em seus versos a sutileza didática de quem ensina e se faz aprender. 
Rimou para crianças e adultos, fazendo a arte da música penetrar na arte da literatura. Como é encantador ler e ouvir seus poemas!!! Sua arte é cheia de simbologias, assim como a intuição que nos faz mergulhar em lampejos filosóficos que não explicam cartesianamente a vida, mas que nos convidam a simplesmente viver. Cecília é uma escritora ímpar!
Após a leitura dos poemas acima, escreva um comentário considerando as mensagens neles contidas em diálogo com as suas vivências.

14 comentários:

Unknown disse...

"Isso ou aquilo" no meu entender significa q não podemos ter tudo.
"Retrato" são as mudanças com o passar dos tempos pelos obstáculos.
"Cântico VI" o medo que nos temos de tudo, até que um dia não teremos medo de mais nada.

JESSICA JOSIMARA DA SILVA BARBOSA
3°C

Anônimo disse...

Parabéns, Jéssica Josimara!
Ler Cecília é aprender a ter sensibilidade para compreender o mundo ao nosso redor. É dialogar com nossas vivências e, assim, termos uma atitude reflexiva perante a efemeridade das coisas.

Kílvia - Professora de Língua Portuguesa

Anônimo disse...

"isso ou aquilo"pra mim temos que entender que tudo que a gente que não é querer mas sim as vezes vc não tem condições de compra aquilo e vai lá e acaba comprando sem saber como vai paga aquela conta.


"Retrato" são mudanças que vc faz no dia a dia Todo dia é dia de muda e aprende coisas novas.


"Cântico VI"pra mim é vc ter medo de perde alguém e depois de ter a certeza d conversa com a pessoal e te deixa mas segurar que vc nunca vai perde ela vc já perde o medo de perde lá.

Nome:laysla kaylanne de oliveira
Série:3°ano A

Unknown disse...

Ou se tem chuva e não se tem sol
Ou se tem sol e não se tem chuva
Em alguns momentos temos que ser decisivos.
Fabrício brayon 3°A

Anônimo disse...

Olá, Kaylanne e Frabrício!

Refletir sobre os poemas de Cecília é ter a possibilidade de aprender com suas suas palavras o significado da vida. Parabéns pelas reflexões!

Professora Kílvia

Anônimo disse...

é que a vida é feita de escolhas e estas muitas vezes são difíceis de resolver, o cotidiano marcado pela dúvida e pela dificuldade de decisão. A poesia em Ou isto ou aquilo usa recursos de aliteração, assonância, paranomásia, alternâncias vocálicas e outras figuras fônicas


Ana Carla Correia da Silva, 3 ano A

Anônimo disse...

O poema "Ou isto ou aquilo" é realmente encantador, Carla. Percebemos nele toda a sutileza didática da professora Cecília em aliança com a musicalidade da maestrina da arte de brincar com as palavras Cecília. Ela foi professora e estudou música e línguas. Não é à toa que sua poesia cativa o público infantil... e também os leitores adultos.

Professora Kílvia

Unknown disse...

A vida é uma escolha e uma escola

Unknown disse...

Geovana raeli da silva 3A

Anônimo disse...

"Ou isto ou aquilo" mostra o quanto fazemos escolhas o tempo todo, as vezes escolhas fáceis e outras difíceis.
"Retrato" nesta poesia interpretei alguém que infelizmente perdeu a sua identidade.
Na obra "motivo" ela escreve o porquê canta, se mostra um ser poeta.
E em "cântico VI" no verso 1 e 2 ela parece está dando o conselho pra alguém que tem medo da morte, e ela sabiamente diz que morremos todos os dias.

Layane Silva Alves, 3C.

Anônimo disse...

Parabéns Geovana e Layane pelos comentários sobre os poemas de Cecília Meireles! Refletir é sempre um excelente caminho para entendermos as coisas, o mundo e nós mesmos.

Professora Kílvia

Anônimo disse...

Interessante como ela transforma as coisas do cotidiano em poesia refletir é muito importante para que a agente entender tudo o que esta acontecendo no momento

Deivid Silva Barros 3-C

Anônimo disse...

Realmente, Deivid, a alma de poeta é inexplicável. A sensibilidade é transmitida pela palavra e chega até nosso coração. Viva aos nossos poetas!!!

Professora Kílvia

Anônimo disse...

A poesia a filosofia nos ajuda na copreençao da vida podemos seguir bons exemplos como o de Cecília Meireles que nos transmite uma mensagem superaçao e força para enfrentar os desafios que a avida nos proporciona nos deixando cada vez mais forte para superar nossos desafios na vida nos tornando mais fortes em atitudes e copreençao para seguir nossos objetivos na vida.

Jonatan Michael 3°C