Aparência e essência: a eterna dicotomia que modula a formação da identidade de cada indivíduo. Nossas relações sociais possuem caráter influenciador na construção de nosso ser. Mas até que ponto eu guio meu comportamento pelo que eu sou, mostrando meu cerne pessoal ou até que medida protagonizo meu papel social através daquilo que aparento aos olhos de outrem?
No conto "O Espelho" de Machado de Assis, percebemos a alegorização desta perspectiva filosófica, quando a personagem central, Jacobina, vai deixando aos poucos a sua essência esmaecer para dar lugar a toda a representatividade que sua farda impõe. A personagem protagonista vivencia o dilema do ser ou aparentar diante de uma sociedade de máscaras.
Atividade Dirigida
Faça a leitura do conto em questão e teça um comentário, mostrando sua visão sobre o império das aparências em nossa sociedade.
Link do conto: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000240.pdf
11 comentários:
Nunca devemos deixar de ser quem somos , por causa de outras pessoas que fazem você pensa diferente, temos que ser quem somos, e nunca da ouvido ao que os outros falam e tentam mudar a gente.
Gabriel Natan Silva Querido 3 A
Realmente, Gabriel, devemos ter nossa personalidade bem estruturada para não sermos influenciados negativamente. Ter bem sedimentados valores pautados na ética é um caminho producente para construirmos nosso caráter.
Kílvia - Professora de Língua Portuguesa
A aparência é uma das formas de comunicação não falada que usamos em nosso convívio diário, mais sem que deixemos de ser quem somos!
Ana Carla Correia da Silva, 3 ano A
Não devemos mudar nosso jeito de ser, nem de como somos para agradar os outros nem deixar nos influenciar por coisas que não estão nos nossos valores de ética, nosso caráter diz muito de quem somos.
Jessica Josimara Da Silva Barbosa do 3°C
Gostei do texto o espelho que diz que nos nascemos com duas almas
Edson Matheus Freitas Silva 3c
Cada pessoa tem um modo de ser e nao devemos querer mudar isso para agradar outras pessoas .
Maria Augusta de Melo Silva 3b
Independente de qualquer coisa devemos sempre continuar sendo quem somos, não importa o que falam.
Maria Madalena 3A
Independendo da aparencia,raça,cor,etnia, e religião o que o importa é o carater da pessoa
Deivid Silva Barros 3-C
Nunca devemos deixar de ser quem somos , por causa de outras pessoas que fazem você pensa diferente, temos que ser quem somos, e nunca da ouvido ao que os outros falam e tentam mudar a gente.
Nome: laysla kaylanne de oliveira
Série:3° ano A
Devemos ser verdadeiros e nunca mudar nossa personalidade para agradar alguém.
Fabrício brayon 3° A
Nunca devemos mudar nosso jeito por causa de ninguém, devemos ser quem somos independente do que os outros vão pensar ou falar.
Gabriela Gomes da Silva 3A
Postar um comentário