quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

NOVEMBRO CULTURAL DA ESCOLA MANUEL SÁTIRO








Com o mote “Quando a consciência é humana, o racismo desaparece”, a escola Manuel Sátiro efetivou o cronograma de atividades relativas à Consciência Negra” com o intuito de despertar nos alunos atitudes pautadas no respeito e na tolerância com o outro.

As atividades realizadas foram bastante diversificadas e com expressiva participação de todos. O itinerário deste evento contou com as seguintes ações:

Dia 20/11 – Palestra com a professora Perpétua e apresentações culturais contemplando grupo de Capoeira, dança Hip Hop, conhecimento do Sincretismo Religioso, comidas típicas de origem africana e partida de futebol em homenagem ao Zumbi dos Palmares ao som dos tambores;

Dia 22/11 – Aula de Campo – ação do Programa Ensino Médio Inovador no campo de integração curricular “Iniciação Científica e Pesquisa” – na cidade de Redenção para visitação dos Museus da Liberdade e da Senzala e da UNILAB para participação nas atividades do Novembro Negro;

Dia 25/11 – Visita guiada ao Museu do Ceará para apreciação de exposições de temáticas permanentes sobre História do Ceará, Paleontologia, Arqueologia, Antropologia Indígena e Mobiliário, Sábado Cultural com apresentações do Grupo de Maracatu Cearense (Secultfor) e Atividade Educativa na comunidade indígena Jenipapo Kanindé na Lagoa Encantada no Iguape em Aquiraz, tendo momentos de diálogo com a Cacique Pequena e outros nativos, visita guiada ao Museu e Escola Indígena e trilhas pelo Morro do Urubu e reconhecimento dos espaços coletivos.

Mudanças de hábitos são delineadas pela tomada de consciência. Debater, explorar e fazer conhecer o universo da cultura de outras raças dentro da escola é proporcionar uma experiência enriquecedora que humaniza e que consequentemente irá construir relações sociais mais justas e reconhecedoras da importância de cada um no mundo.


4 comentários:

Anônimo disse...

Gostei bastante das atividades do mês de novembro. Deveríamos ter mais aulas como essas, principalmente as aulas de campo, por serem muito ricas em conhecimento e por adquirirmos novas experiências.

Cristiane Dayane - 2º B

Anônimo disse...

Achei muito importante essa aula de campo e gostaria que tivesse mais atividades assim.

Renan - 1º C

Anônimo disse...

Achei muito interessante todas as coisas que vi em Redenção. Gostei bastante dessa aula!

Abelardo - 1º C

Anônimo disse...

Achei muito interessante conhecer a Unilab e a forma que eles nos trataram com carinho. Deveria ter mais viagem assim.

Jucelino - 2º C