No dia
04/09,a Escola Manuel Sátiro participou do desfile do INTERCOL -
Jogos Intercolegiais - que é um evento esportivo e cultural
tradicional da cidade de Jaguaruana em comemoração ao 124º
aniversário deste lugar. O trajeto percorrido contemplou as
principais ruas e os atletas da referida escola, além de mostrarem a
importância do esporte para uma vida saudável, ostentaram também
uma mensagem de ojeriza ao racismo no esporte, bem como a disciplina,
o respeito e a ética trabalhados na preparação dos atletas nas
práticas esportivas e atividades pedagógicas da escola.
As modalidades desta competição
são futsal, futebol de campo, voleibol de quadra e areia, handebol,
basquete, karatê, tênis de mesa, natação, xadrez e atletismo. Até
o presente momento, nossa escola conquistou as seguintes colocações:
campeã no tênis de mesa e vice-campeã no vôlei de areia masculino
e feminino. Vale ainda ressaltar que a dança com o tema “Carimbó:
Raízes Culturais de Santarém” apresentada na noite de abertura
destes jogos recebeu a classificação de Vice-campeã pela
originalidade ao tema, simplicidade e encanto.
Construir um currículo que valorize as atividades esportivas e culturais é também promover momentos de educação já que a Educação Física, a partir das suas novas reformulações, vincula-se à formação do homem integral, incluindo em seu processo de aprendizagem tanto questões relativas ao movimento em si como também os contextos pessoais, culturais e sociais em que ele ocorre, para que a ação corporal adquira um significado que extrapole a própria situação escolar. Isto também significa trabalhar os educandos para que os mesmos se sintam inseridos na escola e consequentemente fazê-los permanecer neste ambiente modificando, assim, a realidade de evasão a partir da perspectiva do Programa Jovem de Futuro.
Construir um currículo que valorize as atividades esportivas e culturais é também promover momentos de educação já que a Educação Física, a partir das suas novas reformulações, vincula-se à formação do homem integral, incluindo em seu processo de aprendizagem tanto questões relativas ao movimento em si como também os contextos pessoais, culturais e sociais em que ele ocorre, para que a ação corporal adquira um significado que extrapole a própria situação escolar. Isto também significa trabalhar os educandos para que os mesmos se sintam inseridos na escola e consequentemente fazê-los permanecer neste ambiente modificando, assim, a realidade de evasão a partir da perspectiva do Programa Jovem de Futuro.
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