sábado, 31 de outubro de 2020

Espetáculo "Fala Sério!"

Conscientizar é também uma forma de prevenir e quando esta ação está aliada ao universo artístico a mensagem transmitida chega mais impactante.

E é por isso, família MANSAT, que o teatro invade as telas virtuais de nossos alunos, professores e núcleo gestor no dia 03 de novembro às 10:00 horas da manhã para juntos sermos protagonistas de nossa cidadania e propagadores de que no espetáculo da vida não deve haver espaço para o alcoolismo.

Contamos com a participação de todos!!!



quinta-feira, 15 de outubro de 2020

Projeto “Desafiando Leitores” – Outubro

Romper paradigmas é sempre um grande desafio. Transmutar juízos de valor, percebendo que o tênue movimento, mas sempre constante que rege o transcorrer das coisas na vida ocorre ao sabor das necessidades e dos interesses do homem não é fácil. O que acontece não volta atrás e aos poucos acomoda-se para dar lugar a uma nova perspectiva de compreensão que amadureceu com o passado, impondo-se no presente e que dará frutos no futuro. Assim é o nascer da Arte. Assim é o desabrochar da Literatura.

Em meio a conflitos, revoluções, processo de industrialização, avanços tecnológicos e transformações sociais surge o movimento Modernista que na Literatura impactou fortemente, revendo a forma do fazer literário de concepções tradicionais e mudando profundamente valores artísticos e culturais. O contexto histórico é sedimentado pela frenética busca pelo progresso e isso gera uma fissura com moldes artísticos considerados arcaicos para dar vazão ao futurismo pulsante das questões daquela época.

Clarice Lispector bebeu desta fonte para compor sua obra extraordinariamente bela, profunda e transformadora. Nossa autora é pura revolução na construção dos textos. Sua composição literária desfaz com a concepção tradicional de enredo. Agora o foco é a subjetividade sempre em crise das personagens que através da autoanálise, tendo como pano de fundo situações banais e do cotidiano, gera momentos de epifania. Com maestria ela traz o novo e moderniza a literatura brasileira ao mesmo tempo que também nos torna pessoas renovadas ao nos conduzir para dentro do mundo literário clariceano, levando-nos a ter, desta forma, outra visão de mundo.    

Kílvia e Renata – professoras coordenadoras do LEI 


6º Desafio Literário Mansat

 Desafio: Modernismo

 Clarice Lispector faz parte da 3ª Fase Modernista, também conhecida por Pós-Moderna ou Geração de 45. Outros autores desta fase foram: Guimarães Rosa, Mário Quintana, João Cabral de Melo Neto, Lygia Fagundes Telles e Ariano Suassuna. Agora, desafiamos nossos leitores a mergulharem mais no universo do Modernismo através de pesquisas para, posteriormente, colocarem alguma característica desta escola literária nesta postagem do projeto.

quarta-feira, 14 de outubro de 2020

MANSAT EM TEMPOS DE PANDEMIA: perspectivas criativas para um novo despertar

Viver em tempos de pandemia é experimentar uma rebelião de sentimentos constantes que destaca principalmente incômodos, incertezas, angústias, medos e outras sensações. Muitos crescem, desenvolvem novas habilidades, outros tantos entram no caos de tédio, irritação e ansiedade em meio a enormes conflitos consigo mesmo.

A escola mais uma vez busca cumprir o seu papel, tendo em vista a missão de uma educação integral, ainda que através do modelo de ensino remoto - EAD - fundamental ao contexto de isolamento adotado para preservação da saúde e da vida de todos. Tal panorama contemporâneo trouxe novos olhares para a existência humana, como também a necessidade de valorização da importância do autocuidado, fator este tão essencial para uma melhor administração da saúde física e mental e consequente bem-estar pessoal.

Pensando na saúde de seus alunos, a escola Manuel Sátiro através de sua equipe de PPDTs realiza o projeto “MANSAT EM TEMPOS DE PANDEMIA: perspectivas criativas para um novo despertar”. O intento visa oferecer suporte afetivo, aproximação, oportunidade de expressar suas emoções vividas nessa trajetória de pandemia. Para tanto, as atividades propostas dialogam com produções artísticas, transformando em registros históricos e dinâmicos as experiências discentes. A arte terá papel fulcral nesta empreitada, servindo de meio de interação e de ressignificação de vivências para que, assim, possa-se perceber as aprendizagens extraídas de todas as situações. A Competência Socioemocional “Abertura ao Novo” que esteve sempre muito presente nas atividades e nas aulas de Formação Cidadã desse período de distanciamento social será mais uma vez o foco deste trabalho, para que nossos estudantes tenham condições de vislumbrar o novo como meio de crescimento, adaptando-se a toda e qualquer intempérie, transformando-a em oportunidade de amadurecimento.

Portanto, acreditamos que em breve tudo passará. É verdade que ficarão muitas marcas indeléveis e aprendizados também. Nossos jovens enfrentarão o pós-pandemia, que com certeza, será um outro desafio que abraçarão com maior consciência, fortaleza e esperança adquiridas nas vivências das várias travessias que o ser humano vai experimentar durante sua trajetória existencial, pois o novo se apresenta a cada dia e o que devemos fazer é vivê-lo.

O projeto se desenvolverá em três etapas durante o período de outubro a dezembro.

1ª etapa – Haverá a socialização do projeto para com os seguimentos escolares, na sequência do itinerário pedagógico os alunos serão sondados e receberão no Google Formulário uma enquete para responderem e, posteriormente, poderão participar de oficinas norteadoras das atividades sugeridas e iniciarem a construção das expressividades através de vídeos e/ou escrita.

2ª etapa – Serão administradas novas oficinas norteadoras para os desempenhos desta fase. Haverá novamente a sondagem através do Google Formulário composta pelas mesmas perguntas em tempo diferente e a construção das atividades expressivas em mosaico de imagens e em quadrinhos/cordel.

3ª etapa – Culminância do projeto por meio da exposição no blog da escola e em outras redes sociais de todo o trabalho desenvolvido no projeto em questão. Este material ainda será contemplado na produção de um livro virtual e jornal escolar.

Marta Neiva - Coordenadora do PPDT

                  CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES