terça-feira, 17 de julho de 2012

VII Amostra Cultural e Científica da Escola Manuel Sátiro


No mês de junho (27 e 28) a escola Manuel Sátiro realizou mais uma edição de sua Amostra Cultural e Científica com o tema “CIÊNCIA E VIVÊNCIA: REDESCOBRINDO NOSSA ORIGEM NO UNIVERSO”. Esta temática buscou mostrar que a Ciência se constrói a partir da vivência humana, culminando na produção de conhecimento e que nossa origem é pautada, portanto, nessa relação que a cada dia é gerada dentro de nosso universo.
O início deste evento foi marcado pela palestra ministrada pelo Mestre Edgar Bessa (Astrônomo e Professor de Física da UECE) que falou sobre “Astronomia na atualidade”, havendo também a realização de observação das crateras da lua e planetas em evidência. Os trabalhos expostos pelos alunos e professores versaram sobre: A evolução da escrita; Evolucionismo e Criacionismo; Apocalipse; Astronomia; Rio + 20; Faces da Morte; Hipertensão; Origem e cultura da comunidade do Assentamento; Descobrindo o universo com as próprias mãos; O lúdico da encantadora Matemática; do lixo ao luxo; Big Bang; Astrologia; Reciclando a Ciência; Métodos de tortura; A nossa nova energia; Evolução da música. Os espaços educativos também mostraram seus projetos: Centro de Multimeios com a oficina “Trabalhos educativos, produções interessantes”; LEI com “Jornal Virtual – ferramenta para desenvolver competências” e LDC “Água e qualidade de vida”.
A escola Manuel Sátiro alcançou mais uma vez os objetivos traçados para esta ação educativa, ganhando todos os envolvidos neste processo, professores, funcionários e núcleo gestor no empenho para que tudo ocorresse da melhor maneira e, principalmente, o seu alunado em aprendizagem.





quinta-feira, 19 de abril de 2012

LEI da escola Manuel Sátiro passa por reforma

Atualmente o Laboratório Educacional de Informática da escola Manuel Sátiro encontra-se em reforma devido aos grandes problemas enfrentados pelo mesmo. Esta iniciativa corajosa por parte das gestoras visa dar condições melhores de funcionamento para esta sala, mostrando, assim, o compromisso delas para com a educação promovida nesta instituição.
Este espaço de informática educativa já contabiliza 05 (cinco) anos de efetivo uso. Ele dispõe de 17 (dezessete) computadores para atender uma demanda de 595 alunos dos quais apenas 06 (seis) estão em condições de uso, pois os demais possuem algum tipo de defeito como memória, fonte, cooler, teclado, etc., além de a sala apresentar uma intensa infestação de cupim. Diante de todas estas adversidades, a gestão vem batalhando por uma reforma que tem como orçamento a quantia de R$ 8.000,00, porém o recurso disponível que está sendo aplicado é o oriundo do “Projeto Manutenção Seduc” com o valor de R$ 1.917,50. Vale ressaltar, ainda, que a escola está pleiteando outras reformas (quadra esportiva e salas de aula e música) junto a seu órgão mantenedor para melhorar a estrutura física de seu prédio.
Os desafios são enormes, mas a vontade de superação é gigantesca capaz de vencer qualquer obstáculo, prova disto foi a participação valorosa da escola na “I Mostra de Informática Educativa das Escolas Estaduais de Jaguaruana” realizada no ano de 2011 que mesmo com grandes dificuldades esta instituição fez um belíssimo trabalho.






sexta-feira, 30 de março de 2012

Portal do Professor: uma ferramenta com grandes possibilidades educativas

Trabalhar os recursos multimídias e as ferramentas digitais contidas no Portal do Professor é mais uma possibilidade inovadora e criativa do docente estar em consonância com a demanda que a educação contemporânea impele a cada um de seus profissionais.
            De acordo com estes novos parâmetros educativos, o professor de História Francisco das Chagas ministrou aulas extraídas deste site do governo sobre a “República Velha”. Seu planejamento de regência contemplou o 3º Ano do Ensino Médio, utilizando, para tanto, slides com o conteúdo em questão e um vídeo do historiador Boris Fausto.
            Ao explorar as mídias tecnológicas, de forma responsável, em proveito da melhoria do processo de ensino-aprendizagem nossa escola constrói, assim, uma educação comprometida com a qualidade que todos buscam.