quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Você sabe como surgiu o carnaval?

Imagem:http://www.elesbaonews.com.br/painel-popular/11379-anuncio-das-atracoes-do-carnaval-em-elesbao-veloso-ainda-e-aguardado.html
O carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a. C.. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Posteriormente, os gregos e romanos inseriram bebidas e práticas sexuais na festa, tornando intolerável aos olhos da Igreja. Com o passar do tempo, o carnaval passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica, o que ocorreu de fato em 590 d. C. Até então, o carnaval era uma festa condenada pela Igreja Católica por suas realizações em canto e dança que aos olhos cristãos eram atos pecaminosos. A partir da adoção do carnaval por parte da Igreja, a festa passou a ser comemorada através de cultos oficiais, o que bania os “atos pecaminosos”. Tal modificação foi fortemente espantosa aos olhos do povo, já que fugia das reais origens da festa, como o festejo pela alegria e pelas conquistas.

Em 1545, durante o Concílio de Trento, o carnaval voltou a ser uma festa popular. O carnaval chegou ao Brasil por volta do ano 1723 sob a influência européia. Ocorria através de desfiles de pessoas fantasiadas e mascaradas. Somente no século XIX que blocos carnavalescos surgiram com carros decorados e pessoas fantasiadas de forma semelhante à de hoje.

A festa foi grandemente adotada pela população brasileira, o que tornou o carnaval uma das maiores comemorações do país.



Fonte: http://www.brasilescola.com/carnaval/historia-do-carnaval.htm acessado em 24/02/2011.



terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Dia Mundial da Internet Segura


Hoje é Dia Mundial da Internet Segura
 

De volta às aulas

Iniciamos ontem mais um ano letivo. Estamos cheios de expectativas e novidades para 2011.  A escola Manuel Sátiro preparou-se com muito carinho para a recepção aos estudantes. Os alunos dirigiram-se para suas salas e logo em seguida foram encaminhados a quadra coberta da escola para uma acolhida do núcleo gestor e de seu corpo docente. Na ocasião foram passados alguns informes para a comunidade estudantil e logo pós hasteou-se as bandeiras do Município, do Estado, da Escola e do Brasil com o Hino Nacional. Ao término desta atividade cívica, foi facultada a fala aos professores e alunos, e todos muito entusiasmados com o início do ano letivo seguiram para suas respectivas salas dando continuidade as atividades escolares.