quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Escola Manuel Sátiro participa com louvor da III Feira Regional de Ciências e Cultura da 10ª Crede




A banda de fanfarra “Famansat” abrilhantou a Feira da 10ª Crede fazendo a abertura deste evento. Foi impossível ficar parado ao som do ritmo dos alunos da Escola Manuel Sátiro coordenados pelo instrutor Pedrinho, provando mais uma vez que a instituição caminha no rumo de uma aprendizagem profícua ao inserir a musicalidade dentro de sua proposta pedagógica.

Já o projeto apresentado pela referida escola na feira priorizou a área de Linguagens e Códigos na disciplina de Língua Espanhola com o título “A necessidade do estudo do Português quando se estuda Espanhol. Tal projeto teve como orientadora a professora Mazé com participação das alunas Nágila Dayane (3º Ano “A”) e Yuna Tamara (3º Ano “B”), tendo como objetivo maior a reflexão dos ensinos das Línguas Portuguesa e Espanhola, fazendo dessa forma, com que haja um intercâmbio entre estas disciplinas com o intuito de facilitar a aprendizagem de ambas.

E é com grande orgulho que felicitamos aqui os professores Pedrinho, Jadson e Mazé e os alunos Luan, Caíque, Edson, Roque, Jeffeson, Getúlio, Ramirison, Herlonilson, Valeska, Thaís, Hárume, Jeanne, Rômulo, Ramon, Joel, Gildemberg, Elizandra, Willamy, Ítalo, Nágila e Yuna. Parabéns!!!

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Projeto de Iniciação Científica

Tema: “Qualidade Físico-Química das águas subterrâneas da sede do município de Jaguaruana – CE, quanto à dureza e aos cloretos”.

O projeto pretende fazer um levantamento dos principais poços da sede do município de Jaguaruana que são utilizados para consumo humano. Coletar amostras da água e analisar as concentrações de cálcio, magnésio e cloretos para verificar se esses valores estão dentro dos padrões estabelecidos pela Portaria nº 518, do Ministério da Saúde que trata da potabilidade da água para consumo.

Os dados analisados permitirão perceber o nível de potabilidade da água dos poços para prevenir doenças como diarréia e cálculo renal, além de permitir vantagens econômicas nas atividades de limpeza doméstica.

Logo, o projeto objetiva não só contribuir para o desenvolvimento do caráter científico e investigativo dos alunos, mas também para as questões ambientais e de saúde pública, envolvendo toda a comunidade dentro e fora da escola.

Educação ambiental também acontece aqui



Trabalhar a temática ambiental é mais um compromisso educacional de nossa escola que já há três anos realiza de forma eficaz a Gincana do Meio Ambiente.

Esta gincana tem com organizadores os professores Tadeu Celedônio, Emília Gomes e Valéria Silva que articulam equipes compostas por alunos dos três turnos com o objetivo de realizarem atividades.

O tema deste ano foi “Biodiversidade: um planeta. Muitas espécies. Um futuro!” e teve o seguinte cronograma: dia 20/10 – entrega do material reciclável (PET, metal e papel) e 21/10 – maratona ambiental e gincana ambiental. Neste último os alunos participantes tiveram que apresentar as seguintes tarefas: paródia ambiental, fotografia da fauna e flora da Caatinga, blitz ecológica (gravação de um DVD no qual os alunos saíram nas ruas fazendo uma campanha de conscientização aos cidadãos locais), desfile de roupas recicláveis, passa ou repassa sobre a biodiversidade da Caatinga e desenho ambiental.

O resultado dos trabalhos foi excepcional, cujas equipes estavam de parabéns, mas como só se pode ter um vencedor a equipe campeã foi “Natureza em nossas mãos” composta por 15 alunos das turmas 1º A e B, 2º A, B e C e 3º A e B. Parabéns a todos que participaram e contribuíram para a realização deste evento.

terça-feira, 1 de junho de 2010

MANSAT E VOCÊ NA COPA 2010: marcando um gol de conhecimento

Esse é o tema da nossa V amostra cultural que vai ser realizada nos próximos dias 14 e 15 de junho. Durante o mês de maio demos o ponta pé inicial para a produção dos trabalhos que serão apresentados no período. Durante esse período o L.E.I. se faz mais importante ainda do que já vem sendo, pois os alunos precisam do acesso a internet para construírem seus referenciais e produzirem excelentes trabalhos. A temática envolvendo a paixão nacional, o futebol, vem envolvendo os alunos a cada dia, pois a medida que se aproxima também a Copa do mundo 2010, a expectativa só aumenta, deixando-os cada vez mais eufóricos e entusiasmados em conhecerem um pouco melhor esse evento que para o Brasil a cada quatro anos. Enquanto isso o laboratório de informática, vem auxiliando-os da melhor forma possível para que os mesmos sintam-se capazes de produzir seus trabalhos e apresentações. Vamos lá MANSAT! Marque mais esse gol de placa!


Parceria que vem mostrando resultados



Na Escola Manuel Sátiro, os laboratórios de informática (LEI) e de ciências (LDC) tem uma parceria na realização de suas atividades. Durante o mês todas as turmas da escola utilizam ambos para melhor compreensão da aprendizagem adquirida no espaço da sala de aula, pois quando determinada turma vai realizar atividades no LDC, metade fica no espaço colocando em prática os conhecimentos adquiridos teoricamente, e a outra metade vai ao LEI, a fim de desenvolver atividades como pesquisas, vídeos e simulações virtuais sobre o assunto estudado em sala. Ao final da prática, as turmas trocam de ambiente.

As atividades tem se mostrado eficazes no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, tanto nas disciplinas envolvidas diretamente (Química, Física e Biologia) e indiretamente (demais disciplinas). Esperamos que nossos alunos possam utilizar esses ambientes cada vez mais e da melhor forma possível para que venham adquirir ainda mais conhecimento compreendendo o mundo que os rodeiam sabendo como funcionam determinados assuntos que eles só conheciam na teoria. Vejamos algumas imagens:









Hagáquê a serviço da cidadania

Durante o mês de abril o Laboratório Escolar de Informática da Escola de Ensino Fundamental e Médio Manuel Sátiro desenvolveu atividades relacionadas a construção de histórias em quadrinhos utilizando o software Hagáquê, tendo como tema a educação fiscal nas escolas e o ICMS. Na oportunidade, os alunos puderam assistir a um vídeo sobre o ICMS e em seguida foram realizadas algumas intervenções do professor coordenador do LEI, para então eles pesquisarem um pouco mais sobre o assunto. Após esclarecidas as dúvidas e estarem compreendendo melhor o assunto, foi solicitado a eles que criassem suas histórias em casa para que em outra aula montassem suas produções no Hagáquê. Percebemos que a atividade foi bem recebida pelos alunos, que segundo relatos, aprenderam muitas coisas novas sobre educação fiscal e construção de histórias em quadrinhos. Vejamos algumas fotos:
Segue os links para download e tutorial: Download: http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/
Tutorial: http://penta3.ufrgs.br/tutoriais/hagaque/








Estamos de volta!

Depois de uma temporada ausente, estamos de volta com força total! Esperamos que vocês possam visualizar um pouco do nosso trabalho durante esse ano de 2010, se verem nas atividades desenvolvidas e aprenderem um pouco mais. Até a nossa próxima postagem!

"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra". (Anísio Teixeira)